
As oficinas temáticas do projeto ATER Bahia Sem Fome estão movimentando o Litoral Norte e Agreste Baiano, reunindo agricultores e agricultoras familiares em encontros produtivos que fortalecem o aprendizado, a troca de experiências e a busca por soluções coletivas.
Desenvolvidas dentro dos núcleos de trabalho organizados pelos técnicos da COOPERA, as oficinas têm como objetivo compartilhar informações, esclarecer dúvidas e estimular práticas que possam ser aplicadas de forma simples e eficaz no dia a dia das comunidades rurais.
De acordo com o coordenador técnico responsável pelo projeto, Ivo Aragão, o foco das atividades é respeitar a realidade de cada grupo de agricultores, garantindo que o conhecimento seja útil e aplicável:
“A oficina temática tem o propósito de fazer algo que a comunidade precisa e pode aplicar facilmente dentro da realidade do agricultor. Por isso, a ideia é trabalhar com temas ligados às necessidades do dia a dia deles. Não adianta pegar qualquer prática e replicar em todas as comunidades, é preciso compreender e valorizar a realidade de cada agricultor.”
As oficinas têm se mostrado espaços de construção coletiva e fortalecimento das capacidades locais, permitindo que os participantes identifiquem desafios, compartilhem saberes tradicionais e adotem práticas sustentáveis que aumentem a produtividade e a renda.
Para o diretor-presidente da COOPERA, José Adilson de Souza, a parceria com o Governo do Estado reforça o compromisso com o desenvolvimento rural:
“Essa parceria com o Governo do Estado fortalece a agricultura familiar e contribui diretamente para o desenvolvimento social da nossa região.”
O ATER Bahia Sem Fome é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da BAHIATER, com meta de atender 840 famílias em dez municípios do Litoral Norte e Agreste Baiano. O projeto é executado na região pela COOPERA, e vem se consolidando como uma importante estratégia de combate à fome e incentivo à produção de alimentos saudáveis, fortalecendo a economia local e o protagonismo das comunidades rurais.
Mín. 22° Máx. 32°