O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hosein Amir Abdolahian, alertou nesta quarta-feira (13) que os EUA e Israel, ao prolongar o conflito no enclave palestino buscam concluir seus planos e cenários para o Gaza do pós-guerra, informa o canal iraniano Hispan TV. O chanceler iraniano fez a advertência durante encontro em Genebra com a chanceler indonésia Reto Marsudi,
De acordo com o chanceler iraniano, Israel e os EUA avaliam secretamente os planos sinistros de mover a população de Gaza para o deserto egípcio do Sinai e encontrar um substituto para o movimento palestino Hamas para administrar a Faixa de Gaza quando a guerra terminar, embora neste último caso haja discordâncias entre os dois aliados.
Por outro lado, o Hamas diz que o sonho de Israel de "eliminar" o movimento de resistência nunca se tornará realidade e enfatiza que não haverá cenário sem o grupo.
Na reunião, realizada à margem do fórum mundial sobre refugiados, o chefe da diplomacia persa enfatizou que os EUA deveriam entender que a situação na região pode ser ainda mais complicada e ficar fora de controle, se não parar a agressão israelense contra Gaza. "A prioridade em Gaza é interromper os ataques do regime sionista", disse ele.
A ministra das Relações Exteriores da Indonésia, por sua vez, descreveu a situação humanitária vivida no enclave costeiro sitiado e enfatizou que os esforços deveriam continuar para encerrar os ataques contra Gaza e interromper o conflito.
Marsudi também destacou a cúpula conjunta da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) e da Liga Árabe (LA) realizada em 11 de novembro em Riad, capital saudita, na qual os líderes pediram o fim da guerra em Gaza e enfatizaram que não haverá paz no Oriente Médio se um Estado palestino independente não for estabelecido.
Mín. 20° Máx. 34°