Sexta, 23 de Fevereiro de 2024
22°C 30°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Paim ressalta importância do investimento no ensino técnico

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (6), pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) sobre o possív...

06/12/2023 às 20h09
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (6), pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) sobre o possível crescimento do PIB brasileiro se houvesse mais investimento no ensino técnico. Segundo o parlamentar, o impacto positivo seria entre 1,84% e 2,32%, em longo prazo, enquanto a probabilidade de obtenção de uma vaga na educação profissional e tecnológica iria dobrar ou triplicar.

Paim afirmou que, atualmente, apenas 20% dos alunos conseguem ingressar na modalidade. O senador ressaltou que a oferta de vagas é limitada e algumas vezes é necessário passar por processo seletivo. O senador também disse que estudos anteriores haviam mostrado um aumento salarial de 12% para alunos de ensino técnico.

— A pesquisa atual examinou as consequências macroeconômicas. Ela foca nos benefícios da expansão da modalidade para a sociedade, e não apenas para os estudantes. Sabe-se que os países com melhores resultados em avaliações internacionais de educação investem fortemente para que os alunos cursem o ensino profissional junto com o médio. No Brasil, só 10% dos alunos cursam o técnico, quando a taxa é de 68% na Finlândia e de 49% na Alemanha.

O parlamentar destacou ser autor do PLP 126/2020 , que institui o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional (Fundep). O texto está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Para Paim, o ensino técnico é vertente de novos conhecimentos, inovação tecnológica, pesquisa e capacitação para o trabalho, além de combater o desemprego.

— É instrumento de combate aos preconceitos, de diminuição da violência, é instrumento para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. É fundamental na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária — pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias