
A uma semana do Enem 2025, o foco dos estudos deve recair sobre as “questões revisionais”, sem exageros. Esta é a principal recomendação de jovens que realizaram o exame no último ano e tiveram bons resultados. Estudantes ouvidos pelo GLOBO ressaltam que, nesta reta final, os instantes de calmaria e relaxamento têm peso importante no desempenho. O conselho é não virar madrugadas: vale a pena deixar os cadernos de lado momentaneamente.
“Nosso cérebro é bombardeado de informações e, muitas vezes, não temos tempo de organizar essas informações dentro da nossa cabeça. Nos períodos de lazer pude refletir e organizar melhor todo o aprendizado que tive durante o ano”, afirma Lucas Cardoso, ex-aluno do Colégio Qi, aprovado em Ciências da Computação na UFF, com 43 acertos de 45 em Matemática. “Quando tiramos um tempo para aliviar o estresse, damos ao cérebro a chance de colocar as coisas no lugar. Por isso, o lazer é tão importante nesta reta final.”
O consenso entre ex-candidatos é que, na semana anterior às provas — que serão aplicadas em 9 de novembro (Linguagens, Ciências Humanas e Redação) e 16 de novembro (Matemática e Ciências da Natureza) —, os alunos devem adotar uma “revisão estratégica”, em vez de ampliar o volume de estudos.
Jovens que realizaram a prova em 2024 reforçam que este é o momento de consolidar o que já foi aprendido, concentrando-se na resolução de exames anteriores e simulados para reforçar conteúdos e identificar lacunas, afastando o “desespero”.
“Nesta reta final não faz sentido focar no aprendizado de matérias que não foram assimiladas ao longo do ano. Isso pode deixar o aluno mais nervoso e ser pouco eficaz”, avalia Eduardo Rocha, aluno do Elite que fez a prova em 2024 e prestará novamente para Medicina. “O ideal é revisar temas já estudados e fazer questões revisionais para apontar reforços. Nos três dias anteriores ao Enem, a melhor escolha é o descanso físico e mental.”
A ansiedade é inevitável, destacam os jovens, e deve ser “remediada” com antecedência. Muitos lembram que a compreensão do sistema TRI no Enem 2025 é decisiva: não dá para errar questões fáceis.
“Este é o momento de aparar as pontas: fazer muitas questões consideradas fáceis pelo TRI, certificando-se do domínio desses conteúdos. Não é hora de aprender algo difícil que ainda não foi compreendido”, enfatiza Maria Clara Chevitarese, ex-aluna da Escola SAP que alcançou 90% da nota máxima em Ciências Humanas no último ano. “É importante acostumar o corpo a uma rotina saudável e permitir-se descansar, para chegar menos tenso aos dias que antecedem a prova. Veja um episódio de uma série que você gosta, por exemplo. Você já fez tudo o que estava ao seu alcance e está preparado para essa prova. Faça o que te faz bem.”
Mín. 22° Máx. 32°