A partir de 1º de janeiro de 2025, profissionais de saúde como médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos deverão emitir recibos de despesas exclusivamente pelo sistema digital da Receita Federal, por meio do aplicativo Receita Saúde. A medida busca modernizar o processo e reduzir inconsistências fiscais.
Lançado em abril de 2024, o aplicativo Receita Saúde era de uso opcional, mas passa a ser obrigatório no próximo ano. A ferramenta elimina a necessidade de armazenar recibos em papel, permitindo que pacientes e profissionais acessem os documentos diretamente pelo sistema.
Os recibos emitidos pelo aplicativo neste ano serão automaticamente integrados à Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) de 2025, como despesas dedutíveis para os pacientes e receitas para os profissionais.
De acordo com a Receita Federal, a mudança deve diminuir significativamente o número de declarações que caem na malha fina, atualmente em torno de 25% devido a inconsistências relacionadas a recibos emitidos por profissionais de saúde.
Mín. 21° Máx. 37°