O segundo dia do Seminário Estadual SIM/Susaf-Bahia, organizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), reuniu mais de 200 participantes, entre gestores municipais, representantes de cooperativas, associações da agricultura familiar, consórcios públicos e produtores individuais, nesta sexta-feira (05/04). O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, foi marcado por duas palestras cruciais para a agricultura familiar.
Com o propósito de celebrar os avanços proporcionados pelo Governo do Estado da Bahia na agroindustrialização e certificação dos produtos de origem animal, além de promover um intercâmbio de experiências bem-sucedidas com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na Bahia, o seminário destacou a relevância desses sistemas na promoção de produtos de qualidade e na expansão do mercado para os agricultores familiares.
A Bahia conta com a certificação de 941 produtos de origem animal e 164 agroindústrias, pelo SIM, o que evidencia o resultado dos esforços do Estado na promoção da qualidade e segurança alimentar.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou a importância da regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA), sancionada pelo governador em 29 de novembro de 2023, como um marco para o segmento. “Essa lei nos permite estar aqui hoje e discutir com os consórcios públicos e empreendimentos a regulamentação desse sistema, promovendo ainda mais oportunidades para o setor”.
Palestras
A primeira palestra, intitulada: Operacionalização do SIM/Susaf na Bahia, Políticas Públicas que impulsionam o SIM/Susaf, foi conduzida por Gilmar Bomfim, Coordenador de Projetos Especiais da CAR. Ele destacou os avanços alcançados com o SIM e a operacionalização do Susaf. “Estamos trabalhando em conjunto com outros órgãos estaduais para aumentar a produção, renda e oferta do produto legal, e alcançar novos mercados territoriais”.
Já a representante da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maria Cristina, abordou a importância do Susaf e seus benefícios para as agroindústrias registradas nos municípios ou consórcios com adesão ao SIM. “O Susaf possibilita a comercialização dos produtos em todo o território baiano, agrega valor ao produto, atende a programas governamentais, garante qualidade higiênico-sanitária e segurança à saúde do consumidor, entre outros benefícios”.
O evento também contou com a participação da médica veterinária, que atua há 20 anos na área de segurança de alimentos, Claudia Magalhães. Ela ministrou a palestra: Principais Elementos de Autocontrole (PAC’S) e Rotulagem e Layout. Magalhães enfatizou a importância das práticas corretas de fabricação e da regulamentação para garantir a segurança e qualidade dos produtos. “O Brasil alimenta o mundo, mas a agroindústria familiar alimenta o Brasil. É fundamental que os produtores sigam as boas práticas para garantir a segurança alimentar e a confiança dos consumidores. Essas práticas são essenciais para ampliar o mercado, garantir produtos seguros e de qualidade, além de promover o crescimento sustentável do comércio”.
Nas palestras foram destacados os papeis do SIM e do Susaf na comercialização de produtos da agricultura familiar, contribuindo para a segurança alimentar, a geração de renda e o desenvolvimento sustentável. Esses sistemas representam uma importante ferramenta para a regulamentação e expansão do mercado, promovendo produtos seguros e de qualidade para os consumidores.
Fonte: Ascom/CAR
Mín. 21° Máx. 36°