O deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA) destacou que a criação do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater), projeto de sua iniciativa que funcionaria em todo o país, semelhante ao SUS, pode ser decisiva para atingir algumas das metas estabelecidas no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) 2025-2027. O Plansan, publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (5), estabelece diretrizes para fomentar a produção de alimentos saudáveis por agricultores familiares e comunidades tradicionais, objetivo que converge diretamente com a proposta do Suater.
Segundo Joseildo, o Suater tem como uma de suas prioridades oferecer assistência técnica especializada à agricultura familiar, incentivando a produção agroecológica, a proteção ambiental e o combate ao uso excessivo de agrotóxicos. O sistema também prevê a adoção de práticas adaptadas às especificidades dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Outro ponto destacado na proposta é que o Suater será implementado de forma abrangente, alcançando regiões remotas do país para atender comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária e povos originários, sempre respeitando os saberes ancestrais e culturais dessas populações. A proposta também prevê o incentivo à mecanização agrícola com equipamentos adaptados a pequenas propriedades.
Joseildo Ramos acredita que a assistência técnica e extensão rural pública têm potencial para alavancar a produtividade agrícola, auxiliando os produtores na escolha de variedades mais adequadas, manejo de lavouras, uso correto do solo e estratégias de comercialização. Com isso, haveria um fortalecimento dos estoques reguladores de alimentos, maior oferta de produtos no mercado e, consequentemente, uma redução significativa no preço final dos alimentos que chegam à mesa da população.
Mín. 21° Máx. 35°