Sexta, 23 de Fevereiro de 2024
22°C 30°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Bahia alcança 93,17% na primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa

Bahia alcança 93,17% na primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa

16/07/2018 às 17h12 Atualizada em 16/07/2018 às 20h12
Por:
Compartilhe:

A Bahia manteve os índices de vacinação acima da média estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) mostram que o Estado chegou a 93,17% de rebanho vacinado e declarado nessa primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa. Esses números comprovam o empenho de produtores e do Governo do Estado para que a Bahia siga livre da doença e cumpra as metas do MAPA para que nos próximos anos a Bahia seja considerada livre sem a necessidade de vacinação.

Os proprietários que não vacinaram o rebanho durante o período da campanha, ou não fizeram a declaração são multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. A Bahia possui 21 anos livre da Febre Aftosa e busca a manutenção do status de zona livre de febre aftosa concedido à Bahia pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 17º ano consecutivo.

Com esse status, o objetivo agora é evoluir o Estado e todo país para zona Livre de Febre Aftosa, sem vacinação, à partir do ano de 2021. Este é o compromisso junto com o produtor, buscando a valorização da carne, juntos aos mercados mais exigentes. Ao manter o cadastro atualizado, o produtor pode ter acesso aos programas do Governo, com distribuição de animais, milho e financiamentos bancários.

A Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.

As consequências do alastramento de uma enfermidade como a Febre Aftosa em um país é calculado em bilhões de dólares por ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias