Encerrada no último sábado (23), a Expo Favela Bahia foi um sucesso de público, mostrando iniciativas que movem o mercado, e contou com a participação da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O evento, realizado pela primeira vez na Bahia, reuniu centenas de lideranças, empreendedores e público em geral, que puderam conferir, no estande da Seagri, o passo a passo para fazer uma horta na laje.
O projeto Horta na Laje Bahia baseia-se em iniciativas bem-sucedidas de produção de alimentos em comunidades urbanas que já vêm dando bons resultados em alguns estados brasileiros. De acordo com Waleska da Costa Viana, assessora técnica da Seagri, o objetivo é incentivar e estimular famílias vulneráveis a usar os pequenos espaços de suas casas, como lajes, varandas e janelas, para produzir alimentos, proporcionando, assim, acesso regular e mais barato a alimentos saudáveis, garantindo mais fontes de nutrientes em suas refeições.
Ela explica que a produção desse tipo de horta pode ser feita através do plantio de sementes e mudas de hortaliças, verduras e frutas em vasilhames reutilizados, como garrafas PET, bombonas plásticas, baldes, pneus e outros utensílios que não tem mais o uso habitual, favorecendo também seu reuso e deixando de produzir rejeitos. Além de estimular o plantio de hortas nessa modalidade, a Seagri se colocou à disposição para dar assistência técnica, de forma remota, aos interessados.
Titular da Seagri, o secretário Wallison Tum afirma que iniciativas como essa são relevantes, porque “aproxima a cultura do campo à rotina urbana e mostra que, mesmo em espaços pequenos, é possível gerar resultados que melhorem a qualidade de vida das pessoas e trazer isso para a Expo Favela, que é um terreno fértil para a inovação, é muito importante”.
Realizada pela Cufa, Favela Holdins e Projeto Resgaty, a Expofavela reúne cultura, gastronomia, moda e empreendedorismo. O evento viabiliza encontros com investidores interessados em impulsionar negócios gestados nas favelas, promove mentorias, palestras, rodadas de negociações, shows e muito mais.
Fonte: Ascom/AscomSeagri
Mín. 20° Máx. 34°