Sexta, 23 de Fevereiro de 2024
22°C 30°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Seagri estimula o plantio de hortas na laje durante a Expo Favela Bahia

O projeto Horta na Laje Bahia baseia-se em iniciativas bem-sucedidas de produção de alimentos em comunidades urbanas que já vêm dando bons resultad...

25/09/2023 às 17h34
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Ascom/Seagri
Foto: Ascom/Seagri

Encerrada no último sábado (23), a Expo Favela Bahia foi um sucesso de público, mostrando iniciativas que movem o mercado, e contou com a participação da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O evento, realizado pela primeira vez na Bahia, reuniu centenas de lideranças, empreendedores e público em geral, que puderam conferir, no estande da Seagri, o passo a passo para fazer uma horta na laje.

O projeto Horta na Laje Bahia baseia-se em iniciativas bem-sucedidas de produção de alimentos em comunidades urbanas que já vêm dando bons resultados em alguns estados brasileiros. De acordo com Waleska da Costa Viana, assessora técnica da Seagri, o objetivo é incentivar e estimular famílias vulneráveis a usar os pequenos espaços de suas casas, como lajes, varandas e janelas, para produzir alimentos, proporcionando, assim, acesso regular e mais barato a alimentos saudáveis, garantindo mais fontes de nutrientes em suas refeições.

Ela explica que a produção desse tipo de horta pode ser feita através do plantio de sementes e mudas de hortaliças, verduras e frutas em vasilhames reutilizados, como garrafas PET, bombonas plásticas, baldes, pneus e outros utensílios que não tem mais o uso habitual, favorecendo também seu reuso e deixando de produzir rejeitos. Além de estimular o plantio de hortas nessa modalidade, a Seagri se colocou à disposição para dar assistência técnica, de forma remota, aos interessados.

Titular da Seagri, o secretário Wallison Tum afirma que iniciativas como essa são relevantes, porque “aproxima a cultura do campo à rotina urbana e mostra que, mesmo em espaços pequenos, é possível gerar resultados que melhorem a qualidade de vida das pessoas e trazer isso para a Expo Favela, que é um terreno fértil para a inovação, é muito importante”.

Realizada pela Cufa, Favela Holdins e Projeto Resgaty, a Expofavela reúne cultura, gastronomia, moda e empreendedorismo. O evento viabiliza encontros com investidores interessados em impulsionar negócios gestados nas favelas, promove mentorias, palestras, rodadas de negociações, shows e muito mais.

Fonte: Ascom/AscomSeagri

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias