“Queremos promover um trânsito mais seguro. Essa semana serve como um chamamento para que não apenas os condutores, os cliclistas e motociclistas, mas toda a população tenha uma conduta mais responsável na direção. Quase 50% dos leitos de nossos hospitais estão ocupados com acidentados de trânsito. O governador Rui Costa determinou que façamos um comitê gestor com diversos órgãos, capitaneados pela Secretária de Saúde (Sesab), para que possamos adotar medidas para superarmos os alarmantes indicadores”, revelou o diretor geral do Detran, Lúcio Gomes.
O Departamento de Transito programou atividades para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e municípios do interior, como palestras, cursos de capacitação, passeios e mobilização de estudantes de escolas públicas. A Semana marca também o lançamento de serviços, como o novo Portal do Detran, call center moderno e a central de videomonitoramento para a formação de condutores; além de novas viaturas, que serão entregues na sexta-feira (22). De acordo com a apresentação das ações, as blitzes de alcoolemia da operação “Paz no Trânsito” serão reforçadas, em parceria com a Polícia Militar.
Segundo o coordenador de fiscalização do Detran-Ba, capitão Márcio Santos, o balanço da operação é bastante positivo. “Atuamos não apenas na educação e fiscalização, mas também com abordagem policial, retirando das ruas armas, drogas e até veículos roubados. Nesses dois anos que estamos atuando, já fizemos ações em mais de 30 cidades em todas as regiões do estado, com um resultado bastante expressivo; abordamos mais de 160 mil pessoas e mais de 100 mil veículos; e flagramos mais de 3,5 mil condutores sobre influência de álcool”, afirmou.
Programação
A programação completa da Semana Nacional de Trânsito pode ser conferida no site do Detran. No domingo (24), uma caminhada, com percurso entre o Santuário de Irmã Dulce, no Largo de Roma, e a Igreja do Bonfim, vai encerrar as atividades. “Vamos levar para as ruas a conscientização de que um trânsito mais seguro passa por nós, a todo o momento temos a escolha de melhorar nosso comportamento”, declarou o diretor geral, Lúcio Gomes.
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
Mín. 18° Máx. 28°