
A Bahia voltou a registrar um caso suspeito de Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos. Um homem de 51 anos está em isolamento domiciliar no município de Irecê, localizado na região centro-norte do estado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o órgão, o paciente apresenta histórico recente de viagem e, apesar da suspeita, encontra-se em bom estado geral. Por orientação médica, ele permanece isolado enquanto aguarda a conclusão dos exames.
As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado da Bahia (Lacen), responsável pela análise. O resultado ainda não foi divulgado. Equipes da Vigilância em Saúde seguem monitorando o caso.
Diante de notificações suspeitas no estado, as autoridades de saúde orientam a população a ficar atenta aos principais sintomas da Mpox e buscar atendimento médico em caso de sinais compatíveis.
Entre os sintomas mais comuns estão febre, dores de cabeça e musculares, sensação de fraqueza, inchaço nos gânglios linfáticos e lesões cutâneas que geralmente começam no rosto e podem se espalhar pelo corpo, atingindo com maior frequência mãos e pés.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), sete casos suspeitos foram recentemente registrados na Bahia. Desses, seis foram descartados após análise laboratorial e um foi confirmado.
O caso confirmado envolve um paciente que está em tratamento em Salvador. De acordo com as informações oficiais, a infecção teria ocorrido em Osasco, no estado de São Paulo.
As autoridades reforçam que a investigação epidemiológica permanece em andamento e que novas informações serão divulgadas conforme a conclusão dos exames.
Mín. 22° Máx. 32°