A Caravana de Direitos Humanos chega, nesta quarta-feira (06), ao bairro da Conceição, em Feira de Santana com a oferta de uma série de serviços essenciais à população, além de ações formativas em Direitos Humanos. A atividade se dá em parceria com o programa Bahia pela Paz, por meio do Coletivo Bahia pela Paz – Conceição, onde acontecem as atividades em dois dias consecutivos: na quarta (06/08), das 14h às 17h, e na quinta-feira (07/08) das 9h às 16h.
Entre os serviços oferecidos, a população poderá tirar Passe Livre Intermunicipal; 2ª via de certidões; Carteira de Identidade Nacional (novo RG); Título de Eleitor; CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista); ID-Jovem; além de conseguir orientações jurídicas; acordo de alimentos; reconhecimento espontâneo de paternidade e exame de DNA; consultas sobre benefícios previdenciários como aposentadoria, salário maternidade, entre outros.
A programação da Caravana inclui também formação para estudantes, gestores e lideranças comunitárias, além da articulação de redes. No bairro da Mangabeira, por onde passou nos dois últimos dias (04 e 05/08), o projeto atendeu 1.400 munícipes.
Parcerias– Realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humano— SJDH, por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos — SUDH, a iniciativa se estrutura a partir de uma articulação com o Programa Bahia pela Paz e diferentes órgãos, para assegurar a garantia de direitos às populações mais afetadas pela desigualdade social. Ao aliar ações formativas em Direitos Humanos à oferta de serviços essenciais, o projeto tem como objetivo fortalecer a cidadania, reduzindo a distância entre os cidadãos e as instituições.
Coletivos- Em funcionamento desde abril deste ano, os ‘Coletivos Bahia pela Paz’ são equipamentos de referência na promoção e defesa dos direitos humanos, por meio do fortalecimento dos laços comunitários e da aproximação das comunidades com a rede de serviços públicos. Localizados nos bairros da Mangabeira e da Conceição, os Coletivos realizaram, desde sua implantação, 1.349 atendimentos, aos jovens de 12 a 29 anos e suas famílias, mobilizaram mais de 300 profissionais, lideranças comunitárias e moradores do território para pensar soluções conjuntas dos problemas enfrentados nos bairros; além de promover dois percursos formativos: a Formação Político-Cidadã, voltada às juventudes, e o Percurso Agentes da Cidadania, voltado a policiais militares e demais profissionais da segurança pública.
Serviço:
O quê? Caravana de Direitos Humanos no bairro da Conceição – Feira de Santana.
Onde? Coletivo Bahia pela Paz – Conceição. Rua Gameleira, 22, Conceição.
Quando? 6/08, das 14 às 17h; e 7/08, das 9h às 16h.
Quem? Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia | Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos
Fonte
Ascom/Bahia Pela Paz
Mín. 16° Máx. 26°