O governador Jerônimo Rodrigues, participou, nesta quinta-feira (24), de uma reunião virtual com os ministros dos Transportes, Renan Filho e Casa Civil, Rui Costa, para oficializar a assinatura da ordem de serviço que marca o início das obras emergenciais e da construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi, no Sul da Bahia. O investimento será de R$ 104,78 milhões e contempla tanto o reforço paliativo da ponte atual — que teve o tráfego interditado em maio deste ano — quanto a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova travessia ao lado da ponte atual.
Durante o ato de assinatura, o ministro Renan Filho destacou que a obra será iniciada imediatamente e a entrega da ponte nova ocorrerá em 2026. “Agradeço ao ministro Rui Costa, que, na Casa Civil, tem garantido as condições necessárias para que o Ministério dos Transportes possa atuar com agilidade na busca de soluções para os problemas que o Brasil enfrenta devido à falta de manutenção. O teto de gastos reduziu muito os investimentos no país ao longo dos últimos anos, e agora estamos retomando esses investimentos. Precisamos, ao mesmo tempo, fazer obras novas e corrigir o que deixou de receber investimentos no passado”, completou o ministro Renan.
A nova ponte terá 510 metros de extensão e faixas duplicadas. A contratação inclui serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e construção de Obras de Arte Especiais (OAE), que englobam infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. A ponte contará com sensores de vibração que farão o monitoramento ininterrupto da movimentação de tráfego no local. A tecnologia irá auxiliar na avaliação de segurança da estrutura para a população que passa por ali diariamente.
“Parabenizar o ministro Renan pelo trabalho que vem realizando à frente do Ministério, acelerando os investimentos na recuperação de estradas, nas licitações e nas concessões. Alcançaremos um número recorde de concessões no governo do presidente Lula. Ficamos muitos anos sem investimentos, inclusive em manutenção. Por isso, é importante reconhecer a agilidade do ministro Renan, que já está emitindo ordens de serviço. Com certeza, daqui a um ano, teremos a ponte nova construída, o tráfego plenamente recuperado na estrada, e isso voltará a beneficiar todos os municípios do Extremo Sul da Bahia. Vamos continuar trabalhando firme em investimentos em infraestrutura”, afirmou o ministro Rui.
Com a assinatura da ordem de serviço, a expectativa é que as obras avancem com celeridade, garantindo segurança, mobilidade e retomada plena do tráfego no importante eixo viário que conecta o Sul da Bahia ao restante do país. “Quero, mais uma vez, lembrar que a Bahia reconhece e agradece a proposta apresentada pelo ministro Renan. Ele explicou com clareza, houve agilidade na liberação das licenças e a conquista está acontecendo, algo que poucas vezes vimos na história do Brasil”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues. A reunião contou também com a participação de outras autoridades, representantes do Governo do Estado e dos ministérios, além de prefeitos.
Últimas ações
A ponte atual foi totalmente interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no dia 5 de maio, após avaliação técnica apontar risco estrutural. Desde então, o tráfego da chamada Rota 3 - entre Itabuna e Eunápolis - foi redirecionado para rotas alternativas, usadas por veículos leves, viaturas, ambulâncias e caminhões de abastecimento.
Em 20 de maio, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) concluiu a instalação da rede elétrica nos acessos da Rota 3, permitindo à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o controle 24 horas do tráfego local. Em 5 de junho, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro Renan Filho anunciaram a reabertura parcial da ponte, em sistema de “pare e siga”, exclusiva para veículos leves e vans, medida que entrou em vigor em 18 de junho.
Na Bahia, a BR-101 desempenha papel fundamental no turismo ao facilitar o acesso a diversas praias, cidades litorâneas e pontos turísticos ao longo do trajeto. Além disso, as obras realizadas beneficiarão diretamente o escoamento da produção industrial, incluindo fábricas de grande porte e plantações de eucalipto para as indústrias de celulose e carvão vegetal nas regiões de Feira de Santana e Alagoinhas.
Repórter: Joci Santana/GOVBA com informações do Ministério dos Transportes
Mín. 17° Máx. 27°