As pacientes do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, foram surpreendidas, na manhã desta quarta-feira (09), com a visita do projeto ‘Música Cura’, do cantor e compositor Buja Ferreira, da banda Timbalada.
Idealizada pela Comissão de Humanização, a iniciativa levou alegria e emocionou pacientes, acompanhantes e colaboradores do Tratamento com Amor (Serviço de Oncologia Clínica), além de pacientes internadas na Unidade de Terapia Intensiva e enfermarias. “A musicoterapia produz efeitos muito positivos no âmbito hospitalar, visto que proporciona momentos de maior interação, descontração, reconexão e a oportunidade de se distanciar um pouco dos processos que envolvem o adoecimento e hospitalização”, afirmou a coordenadora do Serviço Social, Jacqueline Sacramento.
Com os olhos brilhando, a paciente Claudionoura Bomfim agradeceu pelo momento vivido. “Amei a iniciativa de vocês. Foi muito importante esse apoio para as pacientes que precisam dessa força para se restaurar. Muito obrigada”.
O cantor e compositor Buja Ferreira conta que o projeto ‘Música Cura’ tem como missão levar alegria através da música. “Hoje foi um dia incrível aqui no Hospital da Mulher. Teve um momento que eu cantei e uma fã ficou chorando e cantando e eu me emocionei bastante, a gente sente a pureza. Todas as que estão aqui são guerreiras incansáveis, toda a equipe técnica, médicos, enfermeiros, direção, todas essas pessoas pensam em dar amor, dar alegria. E hoje eu tenho certeza que eu saio daqui mais purificado, energizado, porque temos que fazer o bem, música cura”.
Humanização
Em 2024, o Hospital da Mulher foi reconhecido com o Selo Estadual de Humanização. Composta por equipe multiprofissional, a Comissão de Humanização do Hospital da Mulher se destaca pelo desenvolvimento de ações que priorizam o cuidado integral. Dentre os programas implementados, destacam-se o ‘Cuidando de quem Cuida’, voltado à saúde física e mental dos colaboradores, e o ‘Comida Afetiva’, que oferece às pacientes uma alimentação que vai além das necessidades nutricionais, proporcionando uma experiência acolhedora.
Ainda são realizadas atividades como comemorações de aniversário nos leitos, visitas religiosas, interações com animais (visitas de pets), visitas lúdicas de crianças, rodas de conversa educativas, oficinas artísticas, sessões de cinema, ginástica laboral para os colaboradores, entre outras iniciativas que fortalecem o vínculo emocional e a experiência das pacientes e da equipe multiprofissional.
Fonte
Ascom/Hospital da Mulher
Mín. 17° Máx. 25°