O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Salvador para acompanhar, pelo quarto ano consecutivo, o desfile cívico do 2 de Julho. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, Lula comentou sobre a proposta de lei encaminhada ao Congresso Nacional na terça-feira, 1º, com o objetivo de transformar a data em um marco nacional.
Durante a entrevista, o presidente destacou o valor histórico da celebração e reforçou que a intenção do projeto é incluir o 2 de Julho nos livros didáticos. “As pessoas vão perceber que, com todo o respeito ao 7 de Setembro, o povo baiano foi quem expulsou os portugueses”, afirmou.
Lula também revelou que já conversou com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para incentivar a produção de dez filmes sobre a história do Brasil, entre os quais o 2 de Julho deverá ser contemplado.
Sobre a possibilidade de criar um novo feriado nacional, o presidente ponderou: “O Brasil já tem muito feriado”. Ele ressaltou que o mais importante é o reconhecimento da data, já que “se você fizer uma pesquisa, 90% dos brasileiros não sabem o que aconteceu aqui”. Atualmente, o 2 de Julho já é feriado oficial no estado da Bahia.
Mín. 18° Máx. 27°