Uma operação policial foi deflagrada nesta quarta-feira (2), tendo como alvo um grupo de baianos residentes em Brasília (DF), suspeitos de criarem um perfil falso em rede social para difamar moradores da cidade de Barra, situada no oeste da Bahia. Os ataques ocorreram entre setembro e outubro do ano passado e tinham como alvos principais comerciantes, policiais e políticos da região.
"Eles começaram a falar mal de todo mundo, xingando as pessoas e expondo as famílias da cidade", contou o delegado Jenivaldo Rodrigues, titular da Delegacia de Barra, em contato com o g1.
As investigações começaram depois que boletins de ocorrência foram registrados pelas vítimas. Até então, a polícia ainda não sabia que as postagens eram feitas fora do estado.
"Depois receber umas 30 ocorrências na delegacia, a gente foi investigar esse fake. Conseguimos quebrar o sigilo e encontramos as pessoas criadoras desse perfil em Brasília", contou o delegado.
Conforme pontuou Jenivaldo Rodrigues, os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, não são da mesma família, mas se conhecem e ainda têm parentes na região oeste. Eles se mudaram para Brasília há pouco tempo.
A polícia baiana coordenou a ação contra o grupo com a ajuda de policiais do Distrito Federal. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados aos suspeitos.
"Foram apreendidos vários aparelhos celulares que eles usavam para fazer as postagens, e agora vamos ver o que temos nos aparelhos para pegar mais pessoas. Tem mais gente, que compartilhou, comentou", explicou o titular da delegacia de Barra.
Agora, segundo o delegado, os investigadores buscam identificar outros envolvidos na ação criminosa.
Mín. 17° Máx. 24°