O Laylat consiste num festival de danças árabes realizado pelo curso de Dança do Ventre Bruna Meyer, cuja proposta é proporcionar para a comunidade alagoinhense a democratização do acesso à dança árabe e a vivência desse gênero artístico.
Este festival propõe mostrar a diversidade dessas mulheres que dançam, desconstruindo a ideia de que existe um padrão exigido para praticar tal arte, seja ele etário, relacionado à forma corporal, à raça/cor, camada social, gênero e orientação sexual. Pretendemos democratizar o acesso à dança árabe, tornando-a mais próxima da comunidade e ampliando a experiência de apreciá-la para além dos cursos particulares e da sala de aula.
A primeira edição do Laylat ocorreu em 2022, num formato menor do que o pensado inicialmente. Diante dos recursos financeiros limitados, foi necessário readaptá-lo à realidade prática, mas, com o cuidado de manter a sua ideia principal, e com entrada inteiramente gratuita. Mesmo dentro de suas possibilidades, a edição de 2022 alcançou o público de 170 aproximadamente.
A segunda edição do festival, o Laylat 2023, contou com oficina de dança e roda de conversa com a bailarina Angela Cheirosa(bailarina de sucesso nacional) e também com a noite do espetáculo que aconteceu no Teatro SESC, alcançando um público total acima das 200 pessoas. Nessa edição, realizamos o festival no melhor teatro da cidade, além de aumentar o impacto do evento, tanto na cidade, quanto fora dela, ao receber bailarinas da capital e diversos municípios baianos.
Em 2024, além de manter os feitos anteriores, uma nova conquista é a realização do projeto social “Dança do na Comunidade”, com aulas de dança 100% gratuita para comunidades. Projeto está sendo realizado em parceria com a Pastoral do Menor de Alagoinhas.
DATAS:
- 06 de dezembro de 2024 - Noite do espetáculo de dança com apresentação de bailarinas.
- 07 de dezembro de 2024 – Manhã: Palestra com Angela Cheirosa, tema Autoestima – o desafio de se amar” e o workshop de acesso gratuito para o público, também com a bailarina Angela Cheirosa. No auditório da Pastoral do
Menor de Alagoinhas.
Mín. 19° Máx. 38°