Alagoinhas é palco de um dos maiores eventos cervejeiros da América Latina, o Festival Bahia Beer, que teve início nesta sexta-feira (15). A edição deste ano reúne 1.064 amostras de cervejas de 34 países, julgadas por especialistas de 14 nações, além de oferecer uma programação diversificada com palestras, concursos e atrações culturais. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) em parceria com a Sol Eventos e apoio da Prefeitura Municipal, movimenta a economia local, promove o turismo e posiciona Alagoinhas como referência no setor.
“Alagoinhas sedia o maior concurso de cervejas da América Latina, com jurados que estão entre os maiores especialistas do planeta, assim como os palestrantes do Conib e os chefs do concurso gastronômico. Trouxemos tudo isto para qualificar o Bahia Beer e levar o nome da cidade para o mundo como polo produtor de cervejas, ganhando o estado um novo produto turístico que se consolida nesta segunda edição”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Para o prefeito Joaquim Neto, o evento consagra Alagoinhas como “a capital estadual da cerveja, com a melhor água do Brasil e fábricas de algumas das melhores marcas do mundo, incrementando a economia, gerando emprego e renda”.
Após a cerimônia, foram entregues os certificados aos 48 participantes dos cursos de qualificação promovidos pela Setur-BA em Alagoinhas sobre o universo da cerveja, no âmbito do Bahia Beer.
Em seguida, teve início o Conib, com a palestra da consultora norte-americana Tara Nurin sobre como fazer do seu local de trabalho um lugar acolhedor. “Adoro a forma como o Governo do Estado e o órgão oficial de turismo acreditam no potencial da cerveja para impulsionar o desenvolvimento econômico”, comentou ela, após sua participação.
Serão 12 palestras durante dois dias, com especialistas dos Estados Unidos, Polônia, Singapura, Holanda, Itália, Alemanha e Brasil falando sobre temas atuais do universo cervejeiro, como micromalteação, lúpulo e análise sensorial, softwares e o cenário da cerveja artesanal na Bahia.
Em outra área do hotel, jurados estrangeiros e brasileiros provam as mais de mil amostras de cervejas concorrentes, trazidas em mais de 4 mil garrafas.
“Estamos tendo bons dias aqui, com muitas amostras de cerveja em estilos diferentes. Já provei cervejas com frutas, almadas e também de estilo germânico. É sempre bom provar cervejas diferentes”, pontuou o jurado e palestrante polonês Jan Lichota, especialista em turismo cervejeiro.
“Agradeço todos os organizadores por este evento belo e precioso. Mas o mais importante é que os pequenos produtores de cerveja do Brasil estão tendo este apoio do poder público. E posso dizer que a bebida deles é realmente muito boa”, elogiou o jurado e mestre cervejeiro peruano Walter Prötzel.
Os vencedores do concurso serão anunciados na noite deste sábado (16), quando também será realizada a final do concurso Cerveja no Prato, com a presença dos renomados chefs internacionais Erick Jacquin, Antonio Maiolica e Vanessa Silva, do Grupo Fasano.
“Esta segunda edição está fantástica, de grande porte e alta representatividade e com excelente organização. Sem dúvida, terá um grande impacto em nossa sociedade, sendo de extrema importância para o desenvolvimento econômico da cidade”, avaliou o mestre cervejeiro local Matheus Facca.
A programação inclui degustação de cerveja. Foi realizada também no Hotel Absolar uma minifeira de produtos de origem da Bahia, como chocolate, queijo, café e cachaça.
O Bahia Beer traz ainda uma parte festiva, com desfile de trios elétricos e grandes atrações, como o grupo Psirico, na Avenida Joseph Wagner.
Mín. 20° Máx. 34°