No dia 30/08, publicamos uma matéria sobre o tema intitulada “Moradores do Silva Jardim e Alagoinhas Velha celebram fim dos alagamentos”, cujo link deixaremos neste post. Nosso leitor assíduo, o prefeito Joaquim Neto, ponderou que a matéria havia omitido outras importantes obras de macrodrenagem, mencionando as duas Poligonais Noroeste e Sudoeste.
Moradores do Silva Jardim e Alagoinhas Velha celebram fim dos alagamentos
“Nós começamos, no primeiro mandato, a macrodrenagem da Poligonal Noroeste, que se inicia no fim de linha de Santa Terezinha, no 'Pinicão', onde eliminamos a inundação. Em seguida, continuamos o serviço descendo pela Conselheiro Dantas, passando pela Av. Paulo Afonso, pela Rua da Areia, seguindo para o Parque da Jaqueira e Av. Rio Branco, locais onde havia alagamentos históricos, que chegavam até o Hotel Áster e o Shopping Laguna, na Av. Dantas Bião. Atualmente, a macrodrenagem conduz as águas pelo Parque Regente até a Fonte dos Padres, abrangendo toda a zona noroeste da cidade. Resolvemos mais um grande e antigo problema, com um investimento de mais de 30 milhões de reais (recursos do PAC e próprios), na maior obra de macrodrenagem, em extensão, da cidade de Alagoinhas”, relatou o prefeito Joaquim Neto
.
"Outra obra foi a da Poligonal Sudoeste, que inclui a Baixa da Santinha/Mãe Cirila, concluída há poucos dias com recursos do governo do estado. Com os serviços de macrodrenagem, foi possível coletar e conduzir a água da chuva até o sistema adequado, medida que evitou o acúmulo de água nas vias públicas, acabando com os grandes alagamentos e a consequente invasão das casas dos moradores”, concluiu Joaquim Neto.
Como se trata de um convênio de 2007 — ou seja, 10 anos antes do início do primeiro mandato de Joaquim Neto —, consultei Maria das Graças Reis, que forneceu as seguintes informações: “Esse foi um convênio MACRO, chamado de Poligonais Noroeste e Sudoeste, que não incluía apenas macrodrenagem, mas também contemplava melhorias sanitárias, regularização de propriedade urbana informal, educação sanitária e ambiental, projeto ambiental de recuperação da Lagoa da Feiticeira, entre outros. Foi assinado e iniciado por Joseildo. No governo Paulo Cézar, houve algumas intervenções, mas sem continuidade. Quando Joaquim assumiu, o convênio estava totalmente parado e com os valores defasados e não sendo possível realizar tudo o que estava previsto no convênio assinado em 2007. Quando assumi a SECIN em outubro de 2019, o convênio estava na Caixa para reprogramação. A pandemia e suas consequências (escassez e aumento do preço dos insumos) nos obrigaram a solicitar novo reequilíbrio. Foi um processo muito complicado, mas Joaquim conseguiu concluir boa parte do que estava previsto, sendo o principal a maior obra local de macrodrenagem, em extensão: a Poligonal Noroeste, que nasce em Santa Terezinha e termina na Fonte dos Padres. A obra foi atestada e teve sua funcionalidade validada pela Caixa no dia 08/04/2024”, explicou Gal Reis.
Sobre nossa convicção a respeito do legado de Joaquim Neto, Gal declarou: “De fato, o governo Joaquim foi o que mais fez – e continua fazendo - em prol do saneamento, no que se refere ao esgotamento sanitário, drenagem urbana e abastecimento de água. Portanto, em termos de OBRAS, sem sombra de dúvida, foi Joaquim quem mais fez pelo saneamento de Alagoinhas, resolvendo problemas graves que atrapalhavam a vida dos cidadãos há décadas”.
Mín. 18° Máx. 34°