
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abriu, nesta segunda-feira (26), as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2026. Os candidatos têm até 23h59 de 29 de janeiro (quinta-feira) para se inscrever, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições privadas. As oportunidades contemplam cursos em faculdades particulares em todo o estado, ampliando o acesso ao ensino superior para estudantes que atendem aos critérios do programa.
Para participar do processo seletivo, é necessário ter realizado o Enem em 2024 e/ou 2025. Nesta edição, o estudante poderá escolher qual edição utilizar na disputa, conforme a nota mais vantajosa. Entre as exigências, estão média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.
O calendário do Prouni 2026 prevê resultado da primeira chamada em 3 de fevereiro. A segunda chamada está programada para 2 de março. Já os candidatos interessados em disputar vagas remanescentes deverão manifestar participação na lista de espera pela própria plataforma, entre 25 e 26 de março. O resultado da lista de espera será divulgado conforme cronograma informado para a etapa.
A concessão das bolsas é definida pela renda familiar mensal por pessoa. As bolsas integrais (100%) são destinadas a estudantes com renda de até R$ 2.431,50 por integrante. Já as bolsas parciais (50%) contemplam candidatos com renda familiar mensal por pessoa de até R$ 4.863.
Com as inscrições abertas, a recomendação é que os candidatos consultem as regras, modalidades e prazos diretamente no Portal Acesso Único e finalizem o cadastro dentro do período para garantir participação no processo seletivo do Prouni 2026.
Mín. 20° Máx. 32°