O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 1,4% no segundo trimestre de 2024, posicionando o país como o terceiro maior crescimento econômico entre os países do G-20. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3) e superou as expectativas do mercado, que previa uma alta de 0,9% no período.
De acordo com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esse desempenho coloca o Brasil atrás apenas de Indonésia, com 3,8% de crescimento, e Índia, com 1,9%. "São três boas notícias: o crescimento do PIB acima do esperado, o fato de sermos o terceiro maior crescimento entre as economias do G-20, e a qualidade desse crescimento, com destaque para a indústria e os investimentos", ressaltou Alckmin.
A alta foi impulsionada pela indústria, que registrou um crescimento de 1,8%, e pelo setor de serviços, que subiu 1%. Além disso, os investimentos tiveram um avanço significativo de 2,1%, reforçando a perspectiva positiva para o futuro da economia brasileira.
Com esse desempenho, o Brasil totalizou um PIB de R$ 2,9 trilhões no trimestre, registrando seu 12º resultado positivo consecutivo em bases trimestrais, o melhor desde 2020. O crescimento contínuo reflete a retomada consistente da economia, especialmente após a crise global gerada pela pandemia.
Crescimento do G-20:
Mín. 17° Máx. 29°