Quatro duplas da Bahia chegaram às semifinais na Copa Nordeste de Vôlei de Praia Sub-23 Regional 2, com direito a uma medalha de ouro e outra de bronze no feminino. A Delegação Baiana de Vôlei de Praia Sub-23 (atletas, árbitros e coordenadores) viajou com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para a competição que aconteceu entre sexta-feira (16), e domingo (18) em Aracaju, Sergipe. Cerca de 30 pessoas da Federação Baiana de Voleibol (FBV) integraram a Delegação.
Assim como o histórico jogador brasileiro Ricardo, que conquistou o ouro em Atenas 2004, além da prata em Sydney 2000 e Pequim 2008, a medalha dourada voltou para Bahia vindo do estado vizinho. As atletas naturais de Salvador, Laiza Brandão e Lunna Girardi, são as atuais campeãs estaduais e ficaram em primeiro lugar na competição regional, garantindo vaga direta para a categoria principal do Aberto de Vôlei de Praia.
“Ser campeã do regional sub-23 foi muito importante pra mim. Além de me dar vaga direta para o principal do brasileiro adulto, foi a primeira vez que fui campeã em uma competição da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Agradeço a Sudesb pela disponibilização de ônibus, permitindo com que fôssemos para Aracaju e tornando todo esse sonho realidade. Sou extremamente grata por tudo que a Sudesb faz pelos atletas da Bahia”, comenta Laiza, atleta baiana campeã do regional.
O diretor de Vôlei de Praia da FBV, Estácio Marcos, celebrou o resultado e também agradeceu ao apoio da autarquia estadual. “Os atletas que disputam competições desse naipe são estudantes e/ou pessoas de baixa renda que querem ser recompensados por isso. Para conquistar esse espaço, brigar entre os melhores, é necessário todo um apoio, seja financeiro, técnico, logístico e organizacional. Gostaria de agradecer a Sudesb por todo suporte que eles deram a esses atletas e que sempre nos dão.”
A competição – Organizado pela CBV, em parceria com as federações dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, a regional é uma etapa classificatória com as quatro melhores duplas de cada estado – tanto no masculino quanto no feminino. O certame distribui pontos e ranqueia nacionalmente a dupla, além de dar vaga direta para a fase nacional sem data e local definidos ainda.
A chave feminina foi o grande destaque para a Bahia. Sofia Santos e Yara leal também subiram ao pódio no terceiro lugar, enquanto Hellen Carneiro e Shayene Medeiros ficaram com o quarto na disputa totalmente baiana. Além das duplas femininas, João Vitor Lombardi e João Pedro da Silva, campeões baianos Sub-21 do ano passado, conquistaram a quarta posição no regional pelo masculino.
Mín. 20° Máx. 37°