Empresas, investidores, pesquisadores e outros interessados no mercado de petróleo e gás se reuniram durante três dias na capital sergipana em mais uma edição do Sergipe Oil & Gás. A edição de 2024 aconteceu no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, e trouxe muitas novidades, incluindo um novo formato com uma estrutura de feira.
A Petrobahia, uma das líderes na distribuição de combustíveis no Norte/Nordeste, marcou presença no evento. Ela apresentou ao público seu forte potencial de expansão no setor, destacando projetos relacionados ao gás natural. A empresa está prestes a entrar em operação com uma base de produção de gás liquefeito na Bahia e planeja um novo projeto de exploração de gás em Sergipe.
O estado vizinho da Bahia é estrategicamente importante por suas reservas significativas de petróleo e gás, o que justifica o interesse em investimentos na área. A Petrobahia, em parceria com o Consórcio formado pelas Empresas Mandacaru Energia e Centro Oeste Óleo e Gás, busca expandir sua atuação no mercado de gás sergipano, incluindo a exploração de um campo maduro no município de Santo Amaro das Brotas.
O superintendente da área de Gás & Energia da Petrobahia, Clécio Santana, ressaltou a relevância da participação da empresa no evento. Ele destacou que o Estado de Sergipe desempenha um papel importante no cenário nacional, especialmente no segmento de exploração (upstream) onshore e offshore. A Petrobahia é vista por outros produtores de gás como uma empresa capacitada e habilitada para continuar desenvolvendo projetos nesse setor.
Além disso, a Petrobahia ocupou um dos 50 estandes no evento, onde empresas líderes apresentaram suas soluções para o mercado. Essa estrutura proporcionou um ambiente estimulante para networking e prospecção de novas oportunidades de negócios. O evento também contou com rodadas de negócios e outras atividades relevantes para o setor de óleo e gás.
Para o CEO da Petrobahia, Thiago Andrade, o momento de evidência para a divisão de gás e energia do grupo é reflexo do know-how construído na trajetória da Distribuidora. "Nós temos mais de 15 anos de experiência no mercado de gás comprimido e somos pioneiros na comercialização de gás natural liquefeito. Isso nos permite, junto com nossos parceiros, investir de forma sustentável nessa expansão para o segmento de upstream, além de ampliar nossa rede de atuação na distribuição"
Nova base
Já consolidada no segmento de distribuição, a Petrobahia prepara a incursão no mercado de distribuição de GNL através de ativos próprios e expansão do GNC na Bahia. A Base de Itabuna, no sul do estado, prevista para iniciar suas operações no segundo semestre de 2024, é fruto de colaboração com a Empresa GNLink, representando um investimento conjunto de R$ 150 milhões. A estrutura terá capacidade para produzir 88 metros cúbicos de gás liquefeito diariamente e adicionalmente 10 mil metros cúbicos de gás natural comprimido.
Mín. 20° Máx. 37°