Desenhada pelo designer francês Mathieu Lehanneur, a tocha olímpica das Olimpíadas de Paris 2024 estará nas ruas entre 8 de maio e 26 de julho. O símbolo vai percorrer toda a França e promete representar não apenas o esporte mas também a história da França e das pessoas que fizeram o país. Conheça o trajeto.
Como de praxe, o caminho do revezamento da tocha começa em Atenas, na Grécia. Após, a chama olímpica se dirige para Marseille e começa toda a sua jornada pela França, passando por pontos históricos como a cidade medieval de Carcassonne, o Palácio de Versalhes e o Monte Saint-Michel.
De acordo com a organização do evento, o revezamento também vai homenagear pessoas importantes para a história da França como Joana d’Arc na cidade de Orleans, Robert Schuman em Scy-Chazelles e Charles de Gaulle no município de Colombey-les-Deux-Eglises.
Para a criação da tocha, Lehanneur usou três pilares: igualdade, água e paz. A igualdade, segundo o designer francês, é o pilar dos jogos de Paris e está representada na criação através do design simétrico. A água, apontada como coração da cidade através do Rio Sena, inspirou a onda e os efeitos tridimensionais e vibratórios.
Por fim, a paz, uma das principais bandeiras das Olimpíadas, está representada na tocha através das suas curvas e das linhas arredondadas. A junção desses três conceitos criam um design único para representar a cidade-sede.
A tocha é feita de aço reciclado e toda a sua produção foi feita em empresas comprometidas com a causa ambiental. Os 2.000 modelos que vão ser utilizados foram fabricados pela empresa siderúrgica AcellorMital, responsável também pela criação dos caldeirões que vão ser acesos na cerimônia de abertura.
Mín. 20° Máx. 34°