Considerado o maior Festival de Forró do Mundo, o Festival Nacional Forró de Itaúnas – FENFIT, surgiu no ano de 2001 a fim de fomentar o movimento do Forró Pé de Serra. Acontecendo anualmente, no estado do Espírito Santo, o FENFIT estimula a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do Forró Pé de Serra, contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação de artistas e suas obras. Pessoas do mundo inteiro vêm para concorrer e aproveitar os 8 dias de puro forró em Itaúnas.
Além de difundir o movimento, o FENFIT, segue mantendo sempre o compromisso com as nossas raízes culturais; promovendo intercâmbio musical entre participantes de diferentes estados brasileiros e de fora do Brasil, entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, técnicos, estudiosos, jornalistas e amantes do Forró.
Ao longo dos anos, a pacata vila de Itaúnas tornou-se palco para a revelação de muitos artistas e no ano de 2023 não foi diferente com a compositora, cantora e instrumentista Emili Pinheiro, que foi selecionada para se apresentar pela primeira vez no FENFIT, indo até a semifinal e para sua surpresa foi indicada Cantora Revelação dessa edição.
Nascida em Jaguaquara-BA, onde começou a cantar ainda criança, mudou-se para Alagoinhas em 2003 e aos 18 anos, abraçou a música profissionalmente atuando como backing vocal em diversas bandas, até 2011. Emili encontrou seu lugar no Forró em 2014, atuando como intérprete e compositora. Em 2016 recebeu o convite da TV Subaé “filiada da Rede Bahia” para compor uma música em homenagem ao aniversário de Alagoinhas-BA. Suas canções já foram selecionadas para o Sonora Festival Internacional de Compositoras, edição Vale do Capão – Chapada Diamantina, nas edições de 2017 e 2019. E este ano, pela primeira vez, compôs a grade do Palco Principal em Alagoinhas, apresentando um show bastante elogiado pelo público.
A fim de unir territórios como Portal do Sertão e Litoral Norte e Agreste Baiano, Emili retorna ao maior festival de Forró do mundo, pela segunda vez consecutiva, junto com o alagoinhense e grande sanfoneiro Paulinho Torres, Dan Henriques na zabumba e os feirenses, Junior Sacramento no contrabaixo e Carlos Mattheus (Os Bambas do Nordeste), Coordenador Municipal do Fórum Nacional do Forró e desde 2018, Produtor e músico d’Os Bambas do Nordeste, banda responsável por introduzir o metal “trombone” no Forró, iniciativa que originou o famoso naipe de metais e que têm a frente Baio, sanfoneiro que conviveu, fez turnê e ganhou uma sanfona branca de Luiz Gonzaga. Agregando assim histórias e legados, unidos com o propósito de fortalecer a cultura e representar o Estado.
Esta turma embarcará dia 19 rumo ao Espírito Santo com Emili Pinheiro em busca de somar força e mostrar para o mundo o sabor e o tempero do Forró baiano. Concorrendo mais uma vez com uma canção do mestre das composições, Leonardo Braga, ao lado de grandes músicos, Emili Pinheiro segue confiante rumo ao FENFIT e desta vez, espera trazer o troféu de campeã para a Bahia.
Mín. 20° Máx. 37°