
A partir desta terça-feira (09), uma unidade móvel de atendimento às mulheres vítimas de violência percorrerá a zona rural de Alagoinhas. A ação é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM).
O projeto faz parte do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, lançado em 2013, através de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia, e integra as ações de implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Voltado exclusivamente para mulheres de comunidades rurais, o projeto das Unidades Móveis leva serviços de acolhimento, apoio psicológico, atendimentos jurídico e social às mulheres, com uma equipe capacitada para encaminhar as demandas à rede referenciada local, já que a ação é desenvolvida em parceria com um conjunto de órgãos e equipamentos públicos.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia é responsável pela coordenação das atividades, em articulação com o sistema de Justiça, as Prefeituras Municipais, os movimentos de luta pela terra e as organizações da sociedade civil, na busca para promover a interação efetiva dos diversos serviços de proteção à mulher e prestar orientação adequada e humanizada àquelas vítimas de violência, visando fomentar e consolidar as medidas previstas na Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/06).
Trata-se de atendimento em caráter de utilidade pública, acesso aos direitos de cidadania e enfrentamento às desigualdades de gênero.
Confira a programação das localidades que serão atendidas em Alagoinhas:
09/05 - Catuzinho (manhã) e Buri (tarde)
10/05 - Cangula (manhã) e Oiteiro (tarde)
11/05 - Quizambu
Secretaria Municipal de Comunicação - SECOM
Mín. 19° Máx. 28°