Sexta, 23 de Fevereiro de 2024
22°C 30°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Nota de Esclarecimento sobre incêndio ocorrido na Fonte dos Padres e circulação de animais

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), busca minimizar os problemas oriundos do es...

06/11/2023 às 13h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), busca minimizar os problemas oriundos do escoamento de água em épocas de cheias e contribui consideravelmente com a melhoria da qualidade da água nos rios,estendendo deforma mais abrangente os benefícios sociais, técnicos e ambientais ao meio urbano e rural.

A SEDEA realiza o serviço de limpeza e desassoreamento dos rios, com remoção de material vegetal “daninho”, resíduos sólidos que se encontram em descarte nos cursos d’água e posterior plantio de mata ciliar com espécies do bioma local pertencentes às bacias hidrográficas do município de Alagoinhas.O objetivo éa segurança e melhoria no escoamento das águas de chuva e tambéma prevenção de enchentes, além de aprimorar as condições ambientais de bairros e comunidades, colaborando com a redução da possibilidade de inundações em áreas urbanizadas.

Antes de iniciar a atividade na localidade, dentro dos planos solicitados, é realizado o Plano de Afugentamento de Fauna nos trechos em que será realizada a intervenção com máquinas. Todo o trecho é percorrido, para executar a contenção, manejo, acondicionamento e área de soltura dos animais presentes, determinados pelo órgãoambiental.

Ocorreu na Fonte dos Padres um incêndio criminoso; foi constatado pela equipe que atearam fogo em resíduos que lá estão descartados de forma irregular (uma prática infelizmente comum em nosso município). Esse se alastrou por toda extensão local e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Porém, com o fogo e a fumaça, os animais silvestres presentes naquela localidade, buscando a sobrevivência, fugiram, e com isso, invadiram as ruas próximas onde há um fluxo de trânsito e foram para os bairros próximos.

Providências estão sendo tomadas juntos aos proprietários dos terrenos para realização de seu fechamento, a fim de evitar outros transtornos semelhantes, não somente nessa localidade, mas em todo o município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias