
O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (8), os dados sobre intoxicações por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. De acordo com o levantamento, o Brasil contabiliza 259 notificações, sendo 24 casos confirmados, 235 em investigação e 145 descartados.
Os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são, até o momento, os únicos com confirmações da substância tóxica. Foram 20 casos em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul.
Entre os 235 casos em investigação, São Paulo concentra a maioria, com 181 registros, seguido por Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).
Em relação aos óbitos, o Ministério confirmou cinco mortes em São Paulo, enquanto outros 11 casos seguem sob investigação: um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo e um na Paraíba.
A pasta informou ainda que a atualização das notificações de intoxicação por metanol será feita nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 17h, durante o funcionamento da Sala de Situação. O monitoramento faz parte das ações emergenciais do governo federal para acompanhar e conter os efeitos das bebidas adulteradas em todo o país.
Mín. 18° Máx. 28°