
O 11º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), realizado no Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions até 2 de setembro, reúne gestores, profissionais e parceiros para debater o fortalecimento da saúde pública nos municípios. O evento começou no último dia 31 de agosto e conta com extensa programação técnica e científica.
Durante a abertura, foi entregue o Prêmio Santa Dulce dos Pobres, que reconhece experiências exitosas do SUS apresentadas na mostra estadual “COSEMS Bahia, Aqui tem SUS”. Este ano, 105 municípios participaram, com 382 trabalhos inscritos na etapa macrorregional, dos quais 83 foram selecionados para a fase estadual.
Representando Alagoinhas, a psicóloga Mariangela Maggioni, referência técnica na Linha de Cuidado à Pessoa Idosa, conquistou o prêmio com o trabalho “Escala de Risco e Sofrimento Psíquico no Atendimento em Saúde Mental na Média Complexidade”. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a servidora Evelin Monique Nascimento, referência técnica da saúde da população negra e quilombola do município.
Segundo Mariangela, a ferramenta surgiu a partir da atuação no Ambulatório de Saúde Mental de Alagoinhas. “O trabalho foi reconhecido por organizar o fluxo de atendimentos, avaliar riscos e sofrimento psíquico, reforçar os princípios do SUS e apresentar potencial de replicação em outros equipamentos de saúde”, destacou.
Além da premiação, o COSEMS/BA promove debates sobre temas como financiamento, regionalização, saúde digital, judicialização e impactos das mudanças climáticas na saúde pública. O encontro também conta com a Feira Aqui tem SUS, vitrine de experiências inovadoras que fortalecem a gestão e a assistência no Sistema Único de Saúde.
Mín. 21° Máx. 34°