O Porto do Rio de Janeiro teve o melhor resultado da Região Sudeste e foi destaque no primeiro semestre de 2025. De acordo com o balanço semestral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o terminal carioca movimentou 8,4 milhões de toneladas no período, um aumento de 24,9% sobre o ano passado.
Em São Paulo, o Porto de Santos registrou leve retração de 1,1% no semestre, mas bateu recorde de movimentação em julho, reforçando sua posição como maior complexo portuário da América Latina. O Porto de São Sebastião teve queda de 9,9%, e o de Vitória (ES), recuo de 17,8%.
“O crescimento da movimentação mostra o protagonismo dos portos públicos e o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da infraestrutura portuária, atraindo investimentos e garantindo mais eficiência logística para atender ao setor produtivo e gerar oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Mesmo com variações distintas entre os portos do Sudeste, o semestre evidencia a força da região na logística nacional. O desempenho expressivo do Rio de Janeiro, aliado à solidez de Santos e ao papel de Vitória e São Sebastião, confirma o protagonismo do eixo sudestino na movimentação de cargas e no abastecimento do país.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 18° Máx. 26°