O seminário Esfera Infra promovido pelo Instituto Esfera Brasil reuniu no Recife (PE) ministros, parlamentares e gestores públicos para colocar em discussão estratégias que podem ser adotadas pelo poder público com vistas ao crescimento brasileiro dentro do atual cenário econômico mundial. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou do painel “O Brasil em Construção” ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, e do ministro da Controladoria Geral da União, Vinícius de Carvalho. A mediação ficou por conta do jornalista William Waack.
Em sua fala, Silvio Costa Filho ressaltou que o momento atravessado pelo país – com o recente aumento tarifário aplicado pelo governo norte-americano a produtos brasileiros – tem se mostrado desafiador. “Os Estados Unidos têm uma boa relação com o Brasil, mas foi colocada uma agenda política diante de uma decisão econômica que não colabora com o fortalecimento dessa relação”, apontou.
Como consequência deste episódio, a aproximação do Brasil com outros mercados foi observada pelo ministro. “O governo do presidente Lula, em pouco menos de dois anos e meio, já abriu mais de 390 novos mercados. Eu olho essa decisão dos EUA como um momento de reflexão. Não gostaríamos que tivesse acontecido, mas já que aconteceu o próprio setor produtivo vai acelerar o que já estava acontecendo ao abrir novos mercados com a Ásia, Europa e outros países”, comentou Costa Filho.
Os investimentos realizados em setores estratégicos da infraestrutura nacional também foram abordados pelo ministro, que defendeu mais parcerias com o setor produtivo. “O Brasil está vivendo um momento importante. 2024 foi o melhor ano de concessões do país, temos contratos de mais de R$ 300 bilhões em portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, petróleo e gás que geram previsibilidade no desenvolvimento”, afirmou.
Silvio ressaltou que o seminário realizado na capital pernambucana foi um ambiente propício à construção de soluções. “O Instituto Esfera tem cumprido um papel institucional fundamental para o desenvolvimento da agenda Brasil, sobretudo dialogando e articulando o bom debate com aqueles que acreditam no país”, ressaltou o ministro.
Para o presidente do conselho do Esfera Brasil, João Camargo, o evento cumpriu seu papel: “mostramos que o Nordeste é terreno fértil para grandes investimentos e o desafio da Esfera é conectar a região criando pontes para outros mercados para gerar desenvolvimento”, cravou.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 17° Máx. 30°