Com auditório lotado e muita representatividade, Barreiras, no Oeste da Bahia, sedia nesta quarta-feira (6) a primeira Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (CTPM) de 2025. O evento marca o início de uma etapa decisiva rumo à construção do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, reunindo mais de 200 participantes de diferentes segmentos sociais, incluindo mulheres trans, jovens, mulheres de terreiro, da agricultura familiar, geraizeiras, representantes do poder público e lideranças feministas.
A conferência está sendo realizada na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e integra os preparativos para a 5ª Conferência Estadual, que acontecerá de 27 a 29 de agosto, em Salvador. A programação segue nesta semana por outros territórios, sediadas em cidades como Seabra, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Riacho de Santana.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, a CTPM promove escuta qualificada e debate amplo sobre seis eixos centrais: Participação política paritária e fortalecimento da democracia; Enfrentamento às violências de gênero; Autonomia econômica e mundo do trabalho; Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; Educação não-sexista e cultura igualitária; e Direito ao território e sustentabilidade. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) realiza das conferências territoriais em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) e com o Conselho dos Territórios de Identidade da Bahia.
Para a professora Nilza Martins, da comissão organizadora, o evento já nasce vitorioso. “É uma alegria imensa reunir tantas mulheres diversas. Sabemos que só com participação efetiva essas políticas se concretizam”, disse.
Já a chefe de gabinete da SPM e representante da secretária Neusa Cadore, Neia Bastos, reforçou a importância da pluralidade. “É com união de forças, escuta atenta e diversidade de ideias que vamos construir políticas públicas reais, que representem verdadeiramente todas as mulheres da Bahia.”
Durante as conferências territoriais, também serão eleitas as delegadas que representarão seus territórios na conferência estadual. Além disso, o processo busca estimular a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas para as Mulheres em toda a Bahia.
Mais informações estão disponíveis em www.ba.gov.br/mulhere s e nas redes sociais da @spmba.
Fonte: Ascom/SPM
Mín. 17° Máx. 27°