O Hospital Regional da Chapada (HRC), realizou, na última semana, um procedimento endoscópico que representa um avanço no cuidado com os pacientes atendidos pela unidade, que é referência para Seabra e mais dez municípios da Chapada.
A intervenção, uma endoscopia digestiva alta com aplicação de clipe metálico, foi conduzida pelo gastrocirurgião Adriano Pires para tratar uma lesão vascular conhecida como Lesão de Dieulafoy, condição rara responsável por hemorragias digestivas graves.
"O sangramento é causado pela ruptura de uma artéria calibrosa anormal, e a evolução do quadro, quando não tratada adequadamente, pode levar ao óbito. Neste caso, a disponibilidade do clipe metálico endoscópico, material específico e essencial para o controle da hemorragia, foi determinante para o sucesso do procedimento. A tecnologia permitiu o estancamento eficaz do sangramento, salvando a vida do paciente", explica o diretor da unidade
Referência
Inaugurado em 2017 pelo Governo do Estado, o HRC possui 96 leitos, sendo dez de UTI. A unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), gerida pela Fundação Fabamed, é referência para os municípios da região, ofertando atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros serviços.
Com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), o HRC possui atendimento médico em diversas especialidades, tais como traumato-ortopedia, psiquiatria, clínica médica, pediatria e cirurgia geral.
Fonte: Ascom/Sesab
Mín. 16° Máx. 26°