No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, a rotina escolar ganhou trilha sonora, microfone aberto e muito protagonismo juvenil. Criada como projeto pedagógico, a Rádio Cempa reúne mais de 50 estudantes em oficinas, transmissões ao vivo, podcasts e coberturas colaborativas. Mais que um canal de comunicação, o veículo virou espaço de aprendizado, expressão e escuta, onde os alunos produzem conteúdo, compartilham ideias e fazem da escola um território de voz ativa.
A Rádio Cempa surgiu por iniciativa de estudantes e professores, ainda em 2016, com o objetivo de criar um canal interno de comunicação na escola. Foi só em 2019 que o projeto ganhou fôlego, quando o professor Mem Costa, morador do bairro e educador em mídias, assumiu a missão de profissionalizar a emissora como voluntário. “A gente busca sempre inovar o nosso processo de produção educativa. A rádio é um espaço onde os estudantes aprendem sobre postura de voz, operação de equipamentos, construção de conteúdo e exercitam sua autonomia”, destaca o educador.
A programação é organizada por meio de escalas de estudantes, com transmissões fixas que acontecem às 7h da manhã e nos intervalos das 10h, 12h, 16h e 18h. Nessas faixas, os alunos assumem os microfones para apresentar músicas, entrevistas, conteúdos educativos e informativos pensados para os próprios colegas. Além disso, produzem podcasts em parceria com professores de diferentes áreas e realizam coberturas de eventos escolares com um olhar semijornalístico. Os episódios podem ser acessados pela comunidade escolar no canal oficial da rádio, disponível em https://soundcloud.com/radio-cempa . “Fazer parte desse projeto mudou minha relação com a escola. Aqui, eu aprendi a falar em público, pesquisar, entrevistar. A gente cresce muito com isso”, afirma Evelyn Santos Barbosa, 14 anos, estudante do 9º ano.
Com apoio do programa Educa Mais Bahia, a rádio foi equipada, estruturada e passou a ter papel estratégico no cotidiano pedagógico da escola. O projeto conta com oficinas regulares e atrai novos alunos todos os anos, conectando tecnologia, linguagem e vivências escolares de forma criativa e colaborativa.
Rádio Cempa integra campanha Agosto Lilás
Durante todo agosto, estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos estarão à frente de atividades voltadas à campanha do Agosto Lilás, pela conscientização e pelo combate à violência contra a mulher, tendo a Rádio Cempa como plataforma central de mobilização. A iniciativa transformou a escola em um espaço de debate e conscientização sobre a violência contra a mulher com a produção de podcasts, spots educativos, vinhetas e conteúdos para as redes sociais. Além de informar sobre os diferentes tipos de violência e os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, os alunos também divulgam canais de denúncia e serviços de apoio, tornando a emissora um instrumento de acolhimento, cidadania e educação em direitos humanos.
A estudante Ana Bárbara Santos Souza, 14 anos, do 9º ano, participou ativamente da campanha Agosto Lilás promovida pela Rádio Cempa. Ela destacou a relevância do tema e o impacto das ações desenvolvidas pelos próprios alunos. “Foi importante participar da gravação do vídeo porque a gente teve a chance de falar sobre um assunto sério, que é a violência contra a mulher. Eu acho que isso ajuda a proteger e dar voz às mulheres que sofrem agressões. A gente também vai continuar participando com outras ações, como um novo vídeo para o Dia do Estudante”, contou.
Fonte
Ascom/SEC
Mín. 16° Máx. 26°