A Equipe SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) levam o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao Colégio Modelo Professor Jorge Rodrigues dos Santos, que fica na cidade de Irecê, no interior da Bahia. O atendimento aos estudantes, que será de 8h às 17h, acontece até a próxima sexta-feira (8).
A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), já passou por 14 escolas estaduais, sendo seis em Salvador; e as outras em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Camaçari, Candeias, Santo Antônio de Jesus, Valença e Itaberaba. No total, já foram realizados mais de 7,7 mil atendimentos. A próxima escola será na cidade de Ribeira do Pombal.
Os agendamentos para o atendimento foram realizados na própria escola durante a semana de 28 de julho a 1º de agosto. “É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa dentro das unidades escolares do Estado”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios. A expectativa é realizar 540 atendimentos em Irecê.
“A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes.
CIN -A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no https://GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial ( https://www.ba.gov.br/administracao ) e o site institucional do SAC ( https://www.sac.ba.gov.br ), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.
Fonte
Ascom/Saeb
Mín. 16° Máx. 26°