Referência em saúde da mulher na Bahia, especialmente no cuidado às doenças da mama e do sistema ginecológico e reprodutor, o Hospital da Mulher também se destaca no diagnóstico e tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço. Durante a campanha Julho Verde e em lembrança ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho, o hospital alerta a população sobre os principais fatores de risco, sintomas e formas de prevenção da doença.
A unidade oferece atendimento especializado para diagnóstico e tratamento de tumores malignos da tireoide, das glândulas parótidas e submandibulares, além de doenças benignas como nódulos tireoidianos e cálculos em glândulas salivares. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar que inclui cirurgiões de cabeça e pescoço. Desde a inauguração do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em 2018, já foram realizados 37.931 atendimentos médicos e mais de duas mil cirurgias.
Cada tratamento dever ser individualizado de acordo com o tipo de câncer e estágio. “Cirurgia, radioterapia, quimioterapia e iodoterapia estão entre as principais formas de tratamento para os cânceres de cabeça e pescoço”, afirma o coordenador do Serviço de Cabeça e Pescoço, Lucas Silva.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de tireoide é o tipo mais comum entre os tumores de cabeça e pescoço e afeta principalmente mulheres, com incidência três vezes maior do que entre os homens.
A comerciante Gessionete Ferreira, natural de Irecê, é uma das pacientes que passaram por tratamento no Hospital da Mulher. “Em menos de um mês fui atendida e já passei pelo procedimento cirúrgico”, contou. “Foi tudo muito tranquilo. Os médicos e enfermeiros me trataram muito bem”, destacou.
Como forma de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, especialistas recomendam evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, manter o peso corporal adequado, adotar boa higiene bucal, usar preservativo e estar atento a sinais como lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam, manchas ou placas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, nódulos no pescoço, além de rouquidão e dores persistentes na garganta, cabeça ou ouvidos.
Como acessar o atendimento
Para ser atendida no Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital da Mulher, a paciente deve ser encaminhada à unidade por meio do Sistema Lista Única, após consulta em uma unidade básica de saúde de sua região. No primeiro atendimento no hospital, a paciente passará por avaliação com especialistas e seguirá com o tratamento indicado.
Fonte: Ascom/Hospital da Mulher
Mín. 17° Máx. 27°