Após três dias de programação, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) encerrou, na quinta-feira (29), a sua participação na ITB China, a maior feira da indústria de viagens do país asiático, realizada no Shanghai World Expo. O evento reuniu 500 expositores globais e recebeu mais de 50 mil visitantes. No estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embraur), foram divulgadas as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, visando ampliar a participação do estado no mercado chinês, o maior emissor de viajantes do mundo.
"O Brasil retornou à China após sete anos sem nenhuma ação de promoção, e a Bahia é um destino que está alinhado à estratégia da Embratur para atrair os turistas chineses, principalmente, pela força da sua cultura e da exuberância da Chapada Diamantina, tão valorizadas pelos asiáticos que buscam viagens de longa distância. O governo baiano é nosso parceiro e atuamos para mostrar o que temos de melhor no Brasil”, ressaltou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Operadores de viagens chineses conheceram a diversidade de experiências oferecidas pela Bahia, sua infraestrutura de serviços e a conectividade aérea internacional do estado (Lisboa, Madri e Paris). Destaque para a ligação de Salvador com a capital francesa, pela Air France, a partir do Aeroporto Charles de Gaulle, onde a companhia mantém um hub (distribuição de voos), que oferece conexões com mais de 180 destinos da Europa, África e Ásia, inclusive com cidades chinesas.
“Antes do voo entre Paris e Salvador, os chineses precisavam fazer várias conexões para chegar à Bahia. Agora, eles podem pegar o voo em Xangai, por exemplo, e fazer apenas uma conexão na França, para desembarcar em território baiano. Esse diferencial nos deu mais competitividade na feira ITB China, para estimular a presença de um número maior de asiáticos em nossa zonas turísticas. Fizemos contatos positivos”, explicou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Ainda na China, a Setur-BA participou em Shandong de um intercâmbio turístico, cultural e comercial, para a prospecção de investimentos chineses em destinos baianos. “Tivemos encontros com autoridades e potenciais investidores, que foram cordiais e pediram muitas informações sobre a Bahia e os baianos. Abrimos portas importantes”, relatou o superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
Fonte: Ascom/Setur-BA
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