A Câmara Municipal de Alagoinhas realizou, na tarde desta terça-feira (4), a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2025. O evento reuniu autoridades, incluindo o prefeito Gustavo Carmo, o vice-prefeito Luciano Sérgio, secretários municipais e os vereadores da cidade. A cerimônia destacou a sintonia entre os poderes e a importância da participação popular no desenvolvimento do município.
Nos discursos proferidos, prevaleceram reflexões sobre o compromisso com o desenvolvimento da cidade, princípios de governança responsável e participação popular. O prefeito Gustavo Carmo destacou a importância da boa relação entre Prefeitura e Câmara, com foco em atender às necessidades da população.
“O período da campanha eleitoral ficou para trás. Daqui para a frente, o trabalho é de integração entre os poderes legislativo e executivo. Que iniciemos hoje a construção de uma relação pautada no respeito à soberania de cada poder e na busca das soluções para os problemas que afligem o nosso povo e a nossa cidade. O meu pedido é para que tenhamos sabedoria, inclusive, nos momentos de adversidade, para praticar a política no seu sentido mais amplo, dialogar e trabalhar pelo bem da coletividade”, afirmou Gustavo.
O prefeito também ressaltou a importância do diálogo em torno do plano municipal de desenvolvimento econômico de Alagoinhas, com o objetivo de promover a reestruturação e, principalmente, o desenvolvimento da cidade. Um plano pensado com forte participação popular e que, segundo Gustavo, se consolidará a partir de uma discussão ampla, permanente e transparente.
“Elencamos uma série de ações estratégicas, a exemplo da regularização e da regulamentação de áreas para que novas indústrias possam se instalar em Alagoinhas. Com o apoio de entidades federais e estaduais, vamos priorizar a nossa expansão industrial e, consequentemente, a criação de emprego e renda em nossa cidade. Não posso deixa de destacar, como uma das principais ações pensadas para Alagoinhas, a implantação do parque industrial e logístico do Litoral Norte e Agreste baiano, onde pretendemos promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação, algo fundamental para atrair novos negócios e transformar a qualidade de vida das pessoas”, comentou Gustavo.
“O nosso plano de desenvolvimento exige ações voltadas para a reconfiguração urbana da cidade. Uma reconfiguração que garanta o crescimento sustentável, melhoria na infraestrutura e nos espaços públicos, e que torne Alagoinhas um município mais harmonioso, considerando as necessidades da sua população hoje e no futuro. Naturalmente, tantas mudanças não se dão em apenas quatro anos. Mas tenham a certeza de que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para entregar as melhorias necessárias e plantar as sementes do amanhã. Acredito que muitas das sementes que começamos a plantar agora, darão frutos que serão celebrados no bicentenário de Alagoinhas”, acrescentou o prefeito.
Segundo Gustavo Carmo, a gestão municipal estará sempre de portas abertas para iniciativas e projetos que atendam aos requisitos legais e representem avanços para Alagoinhas. “Queremos fazer de 2025 um marco na história do crescimento do nosso município. O ano em que iniciamos uma estratégia integrada, envolvendo a sociedade civil, poder público e iniciativa privada, num projeto de uma cidade cada vez mais próspera”, vislumbrou.
Foco no desenvolvimento social
O prefeito ressaltou ainda a importância dos investimentos para garantir um sistema de saúde mais moderno, eficiente e acessível, e o acesso universal à educação de qualidade, da primeira infância à idade adulta. “Também trabalharemos, de maneira incansável, para promover os direitos humanos e reduzir as desigualdades sociais, com atenção especial para os grupos vulneráveis. A implementação de políticas públicas de combate ao preconceito racial, religioso e de gênero é uma demanda urgente e necessária, para que todos os cidadãos de Alagoinhas possam exercer plenamente os seus direitos”, acrescentou.
Gustavo também abordou temas como segurança alimentar, cultura e mobilidade. “Com assistência técnica e políticas públicas voltadas ao campo, modernizaremos o setor agropecuário, beneficiando pequenos e grandes produtores e garantindo segurança alimentar e preservação ambiental. Vamos combater a fome todos os dias, enquanto houver um irmão ou irmã sem ter o que comer. Investiremos em cultura para fortalecer a identidade, a tradição e a história da nossa gente, e ampliaremos o apoio ao esporte, ferramenta essencial para a promoção da saúde e do bem-estar”, reforçou.
O prefeito garantiu que a gestão municipal também vai trabalhar para viabilizar a tarifa zero no transporte público e implementar melhorias na mobilidade urbana, tornando Alagoinhas mais acessível e segura para todos.
Compromisso Legislativo
O presidente da Câmara Municipal, vereador José Cleto dos Santos Filho, recepcionou o gestor e os cidadãos com um discurso fundamentado também no compromisso com o futuro da cidade. “Começamos uma nova jornada rumo ao desenvolvimento sustentável, com inclusão e justiça social. O alinhamento das três esferas governamentais oferece oportunidades únicas para nossa cidade, que, tenho certeza, serão aproveitadas pelo gestor municipal, escolhido pela vontade soberana da população”, disse.
Cleto ressaltou o papel do Legislativo no avanço de Alagoinhas. “Esta nova composição da Câmara Municipal estará à altura dos desafios que enfrentaremos. O progresso da cidade, a base legal para as mudanças necessárias e o arcabouço que sustentará políticas públicas urgentes e imprescindíveis serão construídos por meio das comissões da Casa e do trabalho dos parlamentares”, enfatizou.
Câmara Municipal de Alagoinhas
A atual composição da Câmara Municipal conta com os seguintes parlamentares:
Presidente: José Cleto dos Santos Filho.
Vereadores: Edvaldo Silva Santos; Jorge de Santana Gonçalves; Noberto Alves Mota; Caio Ícaro Silva Ramos; Luciano Márcio Santos Almeida; Raimunda Neire Florêncio de Souza; Jucileide Cardoso dos Santos; Luma Mattos de Souza; Alexandre Alves da Silva Leite; José Edésio Cardoso Silva; Francisco Ribeiro de Oliveira; Anderson Carlos da Silva Carvalho; Gleyser Soares Nascimento; Jaldice Lima Nunes; Cláudio Abiude de Sant’Ana Lima Júnior; e Darlan Lucena de Oliveira.
Mín. 20° Máx. 34°