A Secretaria Municipal de Assistência Social de Alagoinhas (Semas) iniciou nesta segunda-feira, 14 de outubro, uma nova série de oficinas de produção de doces e compotas, realizadas nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. A primeira comunidade beneficiada é Riacho da Guia, onde o curso será oferecido até esta terça-feira, 15. As oficinas nas demais unidades serão ministradas entre os dias 16 e 29 de outubro, conforme programação pré-definida. O objetivo principal da iniciativa é capacitar os participantes para a geração de renda extra, além de incentivar a produção para consumo familiar.
Cerca de 25 pessoas participam da oficina no distrito do Riacho da Guia. Em breve, todas estarão aptas a produzir compotas de abacaxi e de goiaba, além de doces de leite e de abóbora com coco.
As aulas são ministradas das 8h às 16h.
“Além de preparar as alunas para desenvolverem uma nova fonte de renda, o objetivo das oficinas é trazer conhecimento para que elas possam produzir doces e compotas não apenas para vender, mas para consumo próprio”, diz a facilitadora do curso, Natália Lima.
Recuperada de um câncer, a dona de casa Ana Lima, 72 anos, além de enxergar a oportunidade de uma renda extra, vê as oficinas como um momento de interação com outras pessoas. “A gente acaba se distraindo, interagindo, dando risadas. É um momento de motivação também”, diz ela, acrescentando que participa de outras atividades oferecidas pelo Cras do Riacho da Guia, como aulas de zumba e de educação física.
Programação
14 e 15/10 – Cras do Riacho da Guia;
16 e 17/10 – Cras do Mangalô;
21 e 22/10 – Cras Boa União;
23 e 24/10 – Cras Nova Brasília;
28 e 29/10 – Cras da Praça do Céu.
Mín. 20° Máx. 34°