O governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu, durante sua chegada ao Largo da Lapinha para as celebrações do 2 de Julho, a inclusão da data nos livros escolares como referência à luta pela Independência do Brasil na Bahia. O petista revelou que fez o pedido ao Ministério da Educação (MEC).
“Eu solicitei ao ministro Camilo [Santana], ontem falei a ele, que eu gostaria muito de ver essa história da gente nos livros de história, de geografia, seja o que for, de linguagens, contando essa parte da história. O 7 de Setembro foi importante, mas o 2 de Julho foi de luta”, disse o governador.
Jerônimo afirmou ainda que o governo do estado pode garantir, ao menos, a produção dos conteúdos para os livros da rede pública estadual. "Aqui na Bahia, com a ajuda da Assembleia Legislativa, nós queremos garantir que os livros produzidos na Bahia contem essa história, mas que o MEC possa absorver pelo menos em alguns capítulos. Nós apresentamos a demanda e a capacidade de construção disso", afirmou o governador, indicando que o estado pode produzir o material para que o MEC avalie a possibilidade.
O governador participou, nesta manhã, do tradicional hasteamento de bandeiras pelas autoridades e da deposição de flores no monumento ao General Labatut. À tarde, ele estará presente na Cerimônia Cívico-Militar no pátio externo da Sede do 2º Distrito Naval, no Comércio, e depois vai acompanhar o cortejo do Pelourinho até o Campo Grande, onde acontece a celebração da chegada da Cabocla e do Caboclo para o encerramento das comemorações.
Mín. 21° Máx. 36°