A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) anunciou nesta sexta-feira (7) a assinatura dos contratos com os consórcios responsáveis pela construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. Os contratos com os consórcios Expresso Mobilidade Salvador e Mota-Engil/OHLA/Meir foram firmados na quarta-feira (5), enquanto o acordo com o grupo Cetenco/Agis/Consbem, que gerenciará os segundo e terceiro trechos, foi assinado na quinta-feira (6).
O projeto do VLT, orçado em quase R$ 4 bilhões, deve ter início em julho. Conforme a licitação, a previsão é de que o primeiro lote seja entregue em 2027, três anos após a estimativa inicial. A obra é uma das mais esperadas pela população, prometendo melhorar significativamente a mobilidade urbana na capital baiana.
O VLT de Salvador será dividido em três trechos:
Além de proporcionar maior eficiência no transporte público, a obra prevê uma interligação com os outros meios de transporte de Salvador, garantindo uma rede de mobilidade mais integrada e acessível.
Apesar do avanço atual, o projeto enfrentou controvérsias. Em maio, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) identificou ilegalidades na licitação e nos contratos de construção do VLT, resultando na suspensão dos procedimentos no ano passado. Os documentos em questão são os mesmos suspensos pelo TCE em 2018. Entretanto, uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) permitiu que a administração estadual prosseguisse com os procedimentos, resultando na assinatura com a concessionária Skyrail em 2019.
O contrato com a Skyrail foi mantido até agosto de 2023, quando o governo estadual decidiu romper o acordo e iniciar um novo processo licitatório, culminando nas assinaturas desta semana.
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