Sexta, 12 de Abril de 2024
22°C 29°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Jerônimo entrega títulos de terra a agricultores(as) de Alagoinhas

Os documentos foram entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, e do superintendente de Desenvolvimento Agrário, Gustavo Machado

23/02/2024 às 08h27
Por: Redação
Compartilhe:
Jerônimo entrega títulos de terra a agricultores(as) de Alagoinhas

A segurança jurídica e possibilidade de sucessão rural é uma realidade para 13 agricultores e agricultoras familiares, da comunidade de Baixão Olhos D'água, em Alagoinhas, Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano.

Eles foram beneficiados, nesta quinta-feira (22), durante ato no município, com a entrega dos títulos de terra.  Os documentos foram entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, e do superintendente de Desenvolvimento Agrário, Gustavo Machado. 

A iniciativa  é executada pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Projeto Minha Terra Legal: Acesso à Terra e Garantia de Direitos no Campo, realizado em parceria com os Consórcios Públicos e com a Associação de Registradores de Imóveis (Ariba), que viabiliza a entrega dos títulos registrados em cartório.

Osni Cardoso, secretário de Desenvolvimento Rural, 
destacou a importância dessa agenda para o desenvolvimento do território e da Bahia. " Primeiramente , quero deixar meu abraço para os trabalhadores rurais que receberam hoje o título de terra, essa  importante ação do nosso governo, que fortalece o rural baiano com segurança jurídica ,possibilidade de sucessão rural, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da nossa Bahia”

O superintendente de Desenvolvimento Agrário, Gustavo Machado, falou sobre a importância da política de regularização fundiária para o avanço da agricultura familiar na Bahia. “Mais que um documento, estes títulos de terra representam o resgate da cidadania, da autoestima dessas famílias. O título garante a segurança jurídica e possibilidade de sucessão rural desses agricultores que nasceram, cresceram, constituíram família e garante seu sustento por meio da agricultura familiar”.

A agricultora familiar Damiana Maria de Souza, 54, estava bastante emocionada por receber o documento da terra, herança herdada da mãe. “ Hoje é um dia muito importante para mim, sonhava muito com este documento e estou recebendo. Nasci nessa terra, lá cultivamos. Agora que tenho o título, vou conseguir me aposentar,  vou poder tomar um empréstimo para melhorar a produção”.

Para Márcio Oliveira Santos, 26, o título marca um novo momento na sua vida.  " Com esse título, sei que estou seguro, poderei tomar empréstimo para comprar trator, melhorar minha produção de maracujá, laranja. Com ele em mãos,  aproveitarei muitos benefícios”.

Fotos: Mariana Miranda SDA/SDR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Mais uma entrega do Programa Nutrir Vidas é realizada em Lares de Idosos de Alagoinhas
Alagoinhas - BA Há 11 horas Em Alagoinhas

Mais uma entrega do Programa Nutrir Vidas é realizada em Lares de Idosos de Alagoinhas

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) tem realizado, mensalmente, a distribuição de alimentos...
250 famílias de Alagoinhas serão beneficiadas com casas do programa Minha Casa Minha Vida
Alagoinhas Há 21 horas Em Alagoinhas

250 famílias de Alagoinhas serão beneficiadas com casas do programa Minha Casa Minha Vida

Dentre os estados beneficiados, a Bahia se destacou, sendo contemplada com um total de 14.950 unidades habitacionais distribuídas entre 193 cidades. E no meio desse grande anúncio, Alagoinhas despontou como uma das cidades beneficiadas, recebendo 250 unidades habitacionais.
Desabamento parcial do viaduto da rua do Catu em Alagoinhas é causado por intensas chuvas
Alagoinhas Há 21 horas Em Alagoinhas

Desabamento parcial do viaduto da rua do Catu em Alagoinhas é causado por intensas chuvas

Nesta terça-feira, 09 de abril, a cidade de Alagoinhas enfrentou os impactos severos das chuvas, culminando no desabamento da lateral do viaduto na rua do Catu. As fortes precipitações que assolam a região desde o início do mês colocaram o município em estado de alerta laranja, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Alagoinhas – marquise desaba no centro da cidade causando ferimentos em várias pessoas e, até o momento, um óbito confirmado
Alagoinhas Há 1 dia Em Alagoinhas

Alagoinhas – marquise desaba no centro da cidade causando ferimentos em várias pessoas e, até o momento, um óbito confirmado

A manutenção dos prédios é obrigação dos proprietários, mas a fiscalização é responsabilidade da prefeitura. Circulam informações não oficiais de que a Defesa Civil já notificou diversos imóveis, mas que não houve cumprimento das determinações.
Lenium - Criar site de notícias