Além dos shows musicais e do entretenimento, o festival de cerveja Bahia Beer também é um ambiente para a educação.
No Espaço Conhecimento, um pavilhão destinado ao compartilhamento de conhecimento, especialistas e educadores irão dividir com o público novidades, desafios e oportunidadesdo mercado e da produção nouniverso cervejeiro.
Será uma grande oportunidade para que produtores artesanais, apreciadores da bebida e interessados no assunto estabeleçam contato com grandes figuras do meio, experts no tema “cerveja”, que estarão dispostos a ensinar e inspirar.
O Espaço Conhecimento tem uma programação proposta para o sábado (18) e domingo (19) e estará aberto à participação de todo o público que estiver prestigiando ofestival.
Confira a programação completa:
10h –Cerveja Brasileira: mercado atual e potencial – com Gilberto Tarantino, presidente daAssociação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), amante de cerveja e proprietário de uma cervejaria artesanal.
11h –O futuro da cerveja artesanal: lições aprendidas, tendências e oportunidade – com Guilherme Góes, engenheiro químico, mestre cervejeiro e consultor do Sebrae para a área de cervejas artesanais.
14h –Lúpulos em Portugal e no Brasil: características, potencial e realidade – comJúlio Machado, sommelier de cerveja, PhD pesquisador de cerveja e matérias-primas da Universidade do Porto – Portugal; eStéfano Gomes Kretzer, engenheiro agrônomo, consultor do Ministério da Agricultura e da Lúpulo do Vale – SC.
15h40 –A evolução da cerveja e a harmonização para o dia a dia – comMikaela Paim, sommelière internacional especialista em chá, café, água, azeite, cerveja e bebidas alcoólicas.
16h20 –Análises de perigos e pontos críticos de controle aplicados em cervejaria– comCelso Duarte Carvalho Filho, engenheiro agrônomo e professor universitário.
10h –Harmonização de cervejas: como combinar comidas e cervejas para uma experiência fantástica e como aproveitar a sua cerveja da melhor forma – comFrancesca Sanci, sommelière emixologista, palestrante econsultora de bares e restaurantes.
11h30 –Vidro: problemas e oportunidades em sua política reversa – com Bernardo Gonzaga, artesão, responsável pela Bergon Design,leciona sobre corte de vidro.
Mín. 18° Máx. 33°