
O primeiro dia do Enem 2023 aconteceu neste domingo, com a aplicação das provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação. A expectativa agora é para o próximo domingo, quando será aplicada nova prova, testando os conhecimentos dos candidatos nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza.
O resultado do Enem 2023, com as notas individuais, será divulgado somente no dia 16 de janeiro de 2024, conforme previsto no cronograma do exame. Apesar de o resultado só ser divulgado no ano que vem, o gabarito oficial do Enem 2023 deve ser liberado após o segundo dia de provas, no próximo domingo. Segundo o calendário no Inep, a correção estará no site a partir do dia 24/11.
Enquanto a correção oficial do Enem não é liberada, você pode consultar o gabarito extraoficial feito pelos professores da Plataforma AZ de Aprendizagem em parceria com O GLOBO. As melhores dicas sobre o Enem podem ser acessadas por meio do site do GLOBO, no canal oglobo.com.br/enem e ganha um incremento com a disponibilização de uma cartilha especial para os candidatos.
A primeira oportunidade de os alunos usarem as notas do Enem será no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual os candidatos podem se inscrever para concorrer às vagas de diversas universidades públicas em todo o país. As datas para as inscrições ainda não foram confirmadas.
As melhores dicas para o Enem 2023 estão a um clique de distância de estudantes de todo o país. Em parceria com a Plataforma AZ de Aprendizagem, o GLOBO lança um canal digital com informações valiosas e indispensáveis sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá, neste ano, nos dias 5 e 12 de novembro. O material pode ser acessado por meio do site do GLOBO no canal oglobo.com.br/enem e ganha um incremento com a disponibilização de uma cartilha especial para os candidatos.
O documento, disponível na Página do Participante, contém número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar se a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento por nome social. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias do exame.
— Nossa missão com esse projeto, em parceria com o GLOBO, é compartilhar toda a nossa expertise em alta performance para auxiliar os estudantes de todo o Brasil nesta reta final de preparação para o Enem — afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação e da Plataforma AZ. — Para isso, reunimos uma equipe com os melhores profissionais das quatro áreas de conhecimento exigidas na prova, além de professores de redação, a fim de preparar um material de qualidade e gratuito.
A recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão no segundo dia de exame (12 de novembro), apesar de não ser obrigatório.
O portão fecha às 13h, mas a orientação é chegar às 12h no local de prova.
Mín. 20° Máx. 32°