
As redes sociais são o termômetro das ações do governo. O que vimos em relação à abertura da jornada pedagógica Acolher e Educar foi uma aprovação entusiástica, notadamente pela participação da Profª Dra Thereza Penna Firme.
Não pude assistir, então valho-me da educadora Isis Favilla, que traduziu muito bem o evento organizado pela equipe da SEDUC.
Com o tema “Acolher e Educar”, a Secretaria Municipal da Educação de Alagoinhas (SEDUC), fez excelentes escolhas par dar inicio ano letivo de 2021, não só pelo tema da Jornada Pedagógica, realizada no formato virtual, como a acertada escalação para compor o time da abertura da jornada, que contou com a ilustre participação da educadora carioca, Thereza Firme.
A mesa de abertura foi composta pelo o prefeito Joaquim Neto, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres, o secretário da Educação Gustavo Carmo, a subsecretária Keite Lima, a diretora de ensino e apoio pedagógico Suyane Pinho e a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Adalira Santana.
Na oportunidade, o secretário da Educação, Gustavo Carmo, falou dos desafios de assumir a pasta, especialmente no momento em que estamos vivendo, como também da importância de acolher a todos. Destacou a preocupação em preparar o retorno das aulas presenciais, informando que vem sendo realizado um trabalho de adequação do ambiente escolar, seguindo os protocolos sanitários e também com a contratação de equipamentos tecnológicos. Outro destaque foi em relação ao estreitamento da comunicação dentro e fora da comunidade escolar.
Com a sensibilidade de quem experenciou o chão da escola por longos anos, uma apaixonada pelo o que faz, a PhD em Educação e Psicologia, professora adjunta IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (aposentada), Thereza Firme, nos seus 92 anos, deu um grande exemplo de vitalidade e capacidade de se reinventar sala de aula, nos convidando a reaprendermos a ensinar aprendendo, trazendo a lição de um dos maiores mestres da educação brasileira, Paulo Freire.
Foi impossível não se encantar com tamanha sabedoria e lucidez acerca da educação, especialmente em tempos de pandemia. Os quase 500 participantes ficaram arrebatados com tamanha ternura e sensibilidade, além do vasto conhecimento daquela que não só estudou a Educação, como conhece bem o chão da escola, tendo iniciado sua trajetória como professora primária, a famosa “professorinha”.
Numa de suas importantes falas, a educadora Thereza Firme, chama a atenção que precisamos trabalhar a autoestima dos nossos alunos. “A palavra é resgate. Acolher nossos alunos, nossos pais, os nossos colegas. Nada de reprovar, nem condenar. Acolher e educar é o abraço que Alagoinhas está dando de exemplo para o mundo”, disse a educadora, Thereza Firme.
A subsecretária de Educação, Keite Lima , também muito encantada com a fala da educadora Thereza Firme, destacou o interesse dela pela história de Alagoinhas, que muitas vezes os palestrantes de fora não buscam conhecer. “Levarei o aprendizado dessa manhã para toda a vida”, finalizou Keite.
Questionando pelo público participante de como avaliar em tempos e pandemia, mais uma vez a educadora Thereza Firme dá uma grande lição: “reeducação, estamos reaprendendo o nosso modo de ensinar e aprender, que ultrapassa a escola. A educação na pandemia é pensar no outro, é entender o outro. A educação vai com exemplo”, finalizou.
Mais do que isso, a educadora Thereza Firme nos informa que precisamos de uma educação essencial, que ensine as nossas crianças como vão utilizar aquele conhecimento na vida delas. “A educação na pandemia é cumprir as regulamentações sanitárias, é uma educação solidária, libertária, independente de cor, raça, credo, gênero ou sexualidade. É preciso mostrar na educação escolar o que a ciência está mostrando. Educar a criança para o corpo e para a alma”, afirmou.
Por Isis Favilla –Vagão 205 Educação, Arte e Cultura
____________________________________________________
Thereza Penna Firme
Educadora e psicóloga, com especial formação acadêmica no campo da avaliação.
Formação - Psicóloga Clínica (PUC/RIO), Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin, USA, Mestre em Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, USA e Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia.
Atuação - Exerceu o magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Ocupou cargos de Direção e Coordenação na PUC/RIO, UFRGS e UFRJ, além de atuar como professora, pesquisadora e orientadora de dissertações e teses. Tem experiência nacional (área pública e privada) e internacional (USAID, OEA, BID, BANCO MUNDIAL, UNICEF, PAHO, UNESCO) como Conferencista, Consultora e Avaliadora. Atualmente é Coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação CESGRANRIO, membro da American Evaluation Association e da Associação Brasileira de Monitoramento e Avaliação.
Nadia Freire
Editora do site e jornal Sua Cidade em Revista
Mín. 20° Máx. 32°