
Diante da proibição das exportações de equipamentos médicos destinados ao coronavírus pelos Estados Unidos e pela União Europeia, a China está com capacidade de produção de respiradores comprometida. De acordo com informações do Globo, o porta-voz da embaixada chinesa no Brasil, Qu Yuhui, as empresas da China não estão conseguindo importar peças e componentes para produção e isso tem dificultado o atendimento à demanda internacional.
A dificuldade tem atingido o Brasil também, já que o país encomendou cerca de 15 mil respiradores. Ao menos 50 países já proibiram ou limitaram exportações de equipamentos médicos, como máscaras, luvas e respiradores. Há restrições às vendas ao exterior de medicamentos e substâncias para fabricar remédios.
“Estamos vivendo um desequilíbrio entre a demanda e a oferta, por mais que as empresas chinesas trabalhem 24 horas por dia. A capacidade de produção da China de respiradores é limitada, principalmente de respiradores invasivos. As empresas sofrem com a falta de peças e há quebra na cadeia produtiva” declarou o diplomata.
Yuhui acrescentou também que a China possui 21 fábricas que podem produzir respiradores invasivos com capacidade de fabricação de mil equipamentos por mês. O porta-voz pontuou que, até agora, o governo chinês já recebeu 248 pedidos de materiais médicos do Ministério da Saúde e de 14 governos estaduais.
Fonte: Jornal A Tarde
Mín. 22° Máx. 29°