
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta segunda-feira (19), que as obras da Ponte Salvador–Itaparica têm início previsto para junho deste ano. A declaração foi feita durante a inauguração da Nova Rodoviária de Salvador, em entrevista ao programa Balanço Geral, da Rádio Sociedade da Bahia.
Segundo Jerônimo, os preparativos já estão em andamento e o consórcio responsável pelo empreendimento encontra-se em fase de mobilização. O governador informou que a indústria naval de Maragogipe foi definida como base para a montagem de grandes estruturas, que devem compor a ponte. “Fizemos o acordo para que, no início de junho, as obras comecem. O consórcio está em fase de mobilização e precisa de um local para a montagem das grandes peças. O espaço escolhido foi a indústria naval, em Maragogipe”, disse.
A logística do projeto, conforme o chefe do Executivo estadual, será organizada a partir de canteiros de obras em pontos estratégicos. Além de Maragogipe, haverá dois canteiros nas extremidades do futuro equipamento: um na região do Ferry-Boat, em São Joaquim, e outro em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Jerônimo afirmou ainda que a construção ocorrerá de forma simultânea nos dois lados, com peças sendo produzidas em Maragogipe e destinadas à montagem no local.
O governador também citou intervenções complementares para atender à demanda futura do sistema viário. Entre as medidas, destacou a autorização para obras de duplicação em Vera Cruz, além do planejamento para estruturação de serviços públicos. “Também estamos estruturando equipamentos de saúde, educação e segurança, para não deixar tudo para a última hora”, afirmou.
Jerônimo acrescentou que a expectativa é acompanhar, nos próximos dias, a instalação dos canteiros e a evolução das frentes de trabalho, com avanço mais efetivo das obras ao longo do segundo semestre.
A previsão apresentada pelo governador mantém a linha de cronograma divulgada anteriormente pelo Governo do Estado. Em setembro de 2025, durante evento de lançamento do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, já havia citado que o contrato estabelecia prazo para o início das obras, indicando que o empreendimento deveria ter começado até 4 de junho de 2026.
Mín. 20° Máx. 32°