
A Prefeitura de Alagoinhas autorizou, nesta segunda-feira (8), o início das obras de requalificação das ruas Thompson Flores, Inácio Bastos e Professor Arthur Pereira, no bairro Silva Jardim. O projeto prevê intervenções em um total de 1.543 metros de vias, que receberão pavimentação em asfalto CBUQ e serviços completos de drenagem. O investimento é de R$ 1.245.811,16, valor viabilizado por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Joseildo Ramos e Otto Filho.
A execução ficará a cargo da empresa Rockefeller Pavimentações SPE Ltda., enquanto a fiscalização será conduzida pela Secretaria Municipal de Obras e Projetos (Seop), com apoio da Secretaria de Manutenção (Seman) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Ao oficializar a ordem de serviço, o prefeito Gustavo Carmo destacou que as intervenções vão modernizar uma importante artéria urbana e corrigir problemas estruturais antigos. “Além da pavimentação, faremos intervenções de drenagem e substituição de tubulações de amianto por Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Agradeço o apoio dos deputados Joseildo Ramos e Otto Filho, que viabilizaram recursos para essa obra. Estamos firmes na construção de uma cidade melhor para nossa população”, afirmou.
Durante a solenidade, o gestor adiantou a publicação de novas licitações ainda este ano, incluindo as requalificações da Praça Mário Laert e do entorno do Carneirão, além de melhorias na Nova República. Em janeiro, devem ser iniciados os preparativos para obras nos parques São Cristóvão, Vitória e Pedro Braga.
O deputado federal Joseildo Ramos, que destinou cerca de R$ 1 milhão ao projeto, ressaltou o impacto social da obra: “Esta é uma área antiga, marcada por falta de drenagem e pavimentação adequada. Esse momento representa um avanço significativo para a qualidade de vida da população.”
O vice-prefeito Luciano Sérgio reforçou o empenho da gestão municipal em ampliar as ações de infraestrutura. “Aqui há muito trabalho, muita luta e dedicação. Não é apenas pavimentação, é melhoria de vida.”
A secretária da Seop, Maria das Graças Reis, enfatizou a importância das intervenções para resolver problemas recorrentes. “Com a drenagem adequada e a troca das tubulações, garantiremos menos alagamentos, menos poeira e mais segurança para os moradores.”
A assinatura da ordem de serviço mobilizou a comunidade do Silva Jardim, que há décadas reivindicava melhorias estruturais. O morador Dorgival Gomes destacou a transformação esperada: “Há muitos anos pedimos essa obra. Agora, finalmente, chegou a nossa vez. Isso vai valorizar nossos imóveis e melhorar a vida de todos.”
Jair da Glória Chaves, que reside no local há 63 anos, descreveu a obra como um sonho antigo. “Essas ruas têm cerca de 70 anos. É uma realização pessoal para todos nós vê-las sendo requalificadas.”
Já a presidente da Associação da Baixa da Candeia, Valdeci Santos, agradeceu à gestão municipal e aos parlamentares envolvidos. “Sabemos da luta para que essa obra acontecesse. É um marco não só para as três ruas, mas para toda a comunidade ao redor.”
Mín. 19° Máx. 31°