
Avançando ainda mais na assistência à saúde, o prefeito Gustavo Carmo entregou, nesta sexta-feira (14) o “Ambulatório de Saúde Mental GCM Luciano da Silva Ribeiro”, que funcionará das 7h às 17h, na Rua Professora Arlinda Robato Campos, 172, bairro Parque Verde (antigo Parque Floresta). Na ocasião foi também implantado o Núcleo Intersetorial de Valorização da Vida (Nivavi), destinado ao enfrentamento de tendências ao suicídio.
A partir de agora, os pacientes que antes eram atendidos na Policlínica Municipal passarão a ter acompanhamento em um local amplo e bem equipado para atendimento em psiquiatria e psicologia infantojuvenil e adulta, neuropsicopedagogia, assistência social, acolhimento e triagem para pacientes de grupos terapêuticos.

“É uma entrega especial, com um espaço completo, onde teremos mais de 30 profissionais que irão atuar aqui, nas áreas destinadas ao atendimento às questões da saúde mental. Estamos reforçando o cenário do cuidado com a saúde mental de nossa cidade. É uma ação muito importante, onde a gente atinge um público extremamente necessitado das intervenções da Prefeitura”, pontuou o prefeito Gustavo Carmo.

O secretário de Saúde de Alagoinhas, Virgínio Pereira, enalteceu o empenho de toda a equipe da Rede Municipal de Saúde para a intensificação do cuidado com a saúde mental. “Estamos felizes que, em apenas 11 meses, já foram várias entregas que pudemos oportunizar, o que coloca Alagoinhas como referência nessa região. Sabemos que as patologias associadas à saúde mental, hoje, representam uma das principais causas de adoecimento na sociedade moderna em todo o mundo. Estamos entregando um espaço público, com equipe completa”, disse.
Emocionados, os familiares de Luciano da Silva Ribeiro, servidor da Guarda Municipal que dá nome ao ambulatório, agradeceram a homenagem recebida.
Nivavi
O Núcleo Intersetorial de Valorização da Vida (Nivavi), que está acoplado dentro do ambulatório, é um instrumento de auxílio aos pacientes que necessitam de acompanhamento e acolhimento no combate à tendência ao suicídio. Será o primeiro espaço da macrorregião de Alagoinhas com essa função específica, contando com profissionais qualificados para o tema.
“Temos profissionais especializados e, ao mesmo tempo, estamos treinando toda a nossa Rede de Saúde, pelas suas portas de entrada: Hospital Doutor Bião, UPA e Unidades Básicas de Saúde, para que tenham pessoas qualificadas que possam reconhecer situações de risco. Além disso, também estamos fazendo uma parceria com a Secretaria de Educação, no intuito de formar professores e alunos jovens, para que possam reconhecer possíveis tendências suicidas e busquem o apoio do Nivavi”, informou o prefeito Gustavo Carmo.
Mín. 18° Máx. 30°