
O estacionamento da Prefeitura de Alagoinhas foi palco, nesta quinta-feira (30), de uma iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. A 1ª Feira de Empreendedorismo – Poder Feminino em Ação reuniu cerca de 20 mulheres empreendedoras do município, em um evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e pelo Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM).
Com vendas de produtos artesanais, culinária, cosméticos, plantas e brechó, além da oferta de serviços de saúde, a ação destacou a importância do empreendedorismo feminino como motor de desenvolvimento econômico e social em Alagoinhas. A feira também teve como foco estimular a autonomia financeira das mulheres, contribuindo para a quebra de ciclos de dependência e vulnerabilidade.
“Uma das questões que mais aprisionam a mulher em situações de violência é a vulnerabilidade financeira — por não possuir uma renda própria ou vínculo empregatício. Essa feira vem justamente com esse olhar de promover espaços para que essas mulheres se fortaleçam e se empoderem financeiramente”, destacou Rhane Paula, gerente do Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM).
A gerente de Política para Mulheres, Ana Márcia, também ressaltou a relevância da iniciativa:
“A ação é fundamental porque fomenta e constrói coletivamente a empregabilidade feminina de forma assistida. Queremos incentivar essas mulheres, cada uma com sua história de superação, a conquistarem a tão sonhada independência financeira por meio da venda de seus produtos”, afirmou.
Entre as participantes, a empreendedora Nilza Alves, de 67 anos, compartilhou sua experiência e entusiasmo:
“Eu vendo produtos de beleza e peças íntimas e empreendo há cerca de 27 anos. Amo trabalhar com o público e agradeço muito à Prefeitura por essa ação, que me possibilita conquistar novos clientes, aprender coisas novas e fazer amizades”, contou.
A 1ª Feira de Empreendedorismo “Poder Feminino em Ação” reforça o comprometimento da Prefeitura de Alagoinhas com políticas públicas que valorizam o protagonismo feminino, promovem autonomia econômica e fortalecem a inclusão social e produtiva das mulheres no município.


Mín. 18° Máx. 28°